O quê área conjugal?

Relação conjugal, conforme o próprio termo sugere, é espécie singular de relação entre pessoas que se unem uma à outra, com propósito de vida mútua em comum, distinta da ordinária vida social, ou da relação social a que se subordinam.

O que caracteriza nulidade matrimonial?

O não cumprimento formal do rito do casamento ou a existência de um impedimento matrimonial tornam o casamento nulo. Como falta de idade, consanguinidade, existência de um vínculo anterior ou disparidade de culto religioso entre o casal. São nulos também os que resultam de crime, por exemplo, um rapto.

Como funciona anulação de casamento na Igreja Católica?

Para dar início ao processo de declaração de nulidade, é preciso que um ou ambos os cônjuges façam o pedido e entreguem pessoalmente em um Tribunal Eclesiástico. É dada a pessoa a oportunidade de ter uma conversa com um dos padres do tribunal para melhor analisar o caso.

LEIA TAMBÉM:   Porque algumas cidades se desenvolvem e outras nao?

Qual a importância de uma relação conjugal?

Além disso, uma boa relação conjugal favorece o compartilhamento de tarefas domésticas e práticas de educação entre maridos e esposas e promove o desenvolvimento de sentimentos de segurança nos filhos (Braz, Dessen, & Silva, 2005).

Quais são os aspectos da conjugalidade?

A harmonia conjugal referida pelos participantes, bem como a capacidade de negociação, a percepção de atitudes recíprocas e de confiança, expressas através do baixo grau de ciúme, trazem à tona aspectos da conjugalidade que são pouco discutidos em produções científicas nacionais.

Qual o fator mais importante do relacionamento conjugal?

O fator mais importante do relacionamento conjugal é que as pessoas envolvidas se sintam amadas. Elas precisam perceber que seu parceiro ou parceira gosta delas, lhes reconhece e está disposto a amá-las dia após dia. Só que demonstrar esse afeto não é tão simples assim. Cada pessoa entende o amor de uma forma diferente.

Qual a complexidade da violência conjugal?

A complexidade do fenômeno da violência conjugal revela a necessidade de analisar as especificidades da dinâmica de funcionamento de casais que a vivenciam, seja sexual, física e/ou psicológica.