O que afeta o poder de compra do consumidor?

O que afeta o poder de compra do consumidor?

A inflação é o aumento dos preços na economia. Portanto, é comum ouvir que quando há inflação, o poder do consumidor diminui. Em contrapartida, quando há deflação, uma diminuição dos preços em geral na economia, podemos dizer que o poder de compra do consumidor aumentou.

O que acontece com o poder de compra se a inflação aumenta?

Ouça este artigo: A inflação acontece quando a oferta de dinheiro aumenta, desvalorizando a moeda. Do mesmo modo, quando a quantidade da moeda ofertada aumenta, seu valor cai, e o poder de compra diminui, assim como a quantidade de bens que pode ser adquirida com uma unidade desse dinheiro.

O que influencia o poder de compra?

O conceito de poder de compra é até bem conhecido pela população. No entanto, o que muitos não imaginam é que ele sofre influência de diversos fatores, como: inflação, política monetária, desvalorização da moeda, decisões do Banco Central e até das crises econômicas.

LEIA TAMBÉM:   Como se cadastrar na Urbel?

Como a inflação interfere no poder de compra do consumidor?

Como a inflação interfere no poder de compra do consumidor? Se é você quem periodicamente faz as compras da casa, certamente percebeu como o preço dos produtos vem subindo ao longo dos últimos anos. E não há o que escape dessa regra: desde o pãozinho francês até um veículo ou um imóvel, tudo fica cada vez mais caro.

Por que a inflação afeta as pessoas?

Há, basicamente, duas maneiras de a inflação afetar as pessoas diretamente. Uma delas é pela perda do poder de compra. Se os preços sobem e o salário se mantém, o cidadão passa a comprar menos. A outra maneira é o impacto sobre os investimentos.

Por que os investimentos são afetados pela inflação?

Os investimentos, assim como o poder de compra, podem ser negativamente afetados pela inflação. O que a inflação faz é reduzir o valor do dinheiro ao longo do tempo, esteja esse dinheiro empregado em algum investimento ou esperando ser usado na sua conta-corrente. Porém, tudo muda quando o investimento acompanha a inflação.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer um contrato?

Como é a inflação?

Como foi dito, a inflação é a desvalorização do dinheiro, ou seja, a desvalorização do poder de compra desse dinheiro. Ilustremos, então, uma situação que se dá quando há o aumento do salário, o reajuste salarial.