O que acontece com o solo quando chove muito?

O que acontece com o solo quando chove muito?

Quando chove, parte da água infiltra-se e vai penetrando na terra até encontrar uma camada impermeável, encharcando o solo. Por exemplo, 1 metro cúbico (1m³) de areia encharcada pode conter até 400 litros de água. O ar também ocupa os poros existentes entre os grãos de terra.

O que acontece com a água da chuva depois de atingir o solo?

A água que cai da chuva infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através de um meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aquíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.

O que acontece com o solo após a retirada da vegetação?

A retirada da cobertura vegetal nativa ainda altera a qualidade dos solos pela exposição direta à erosão pluvial e reduz a qualidade de vida da população ali residente. Portanto, a permanência da vegetação nativa é importante para a manutenção do ciclo hidrológico e, por conseguinte, para a existência da bacia.

LEIA TAMBÉM:   O que dinheiro representa?

O que acontece com o solo desprotegido?

Deixar o solo descoberto, principalmente quando não se manuseia com os devidos cuidados, favorece o processo de erosão, que é intensificado por chuva ou vento. Com o desgaste, os resíduos são levados para as fontes de água e vão sedimentando, o que faz diminuir a capacidade e a vasão dos rios.

Qual a ligação entre o solo e as chuvas?

A chuva é o principal agente ativo que intervém na erosão do solo. De um modo geral, toda erosão de solo (omitida a erosão eólica, de pouco significado para as nossas condições) exige a pre- sença de água sobre o terreno. Há uma tendência de aumentar as perdas por erosão com o aumento das quantidades totais de chuva.

É verdade que as queimadas representam a pior forma de destruição do solo?

Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer …

LEIA TAMBÉM:   E possivel observar Insetor pousando sobre a agua sem afundar tal situacao e devido a caracteristica da agua de possuir uma alta?

Quais as consequências que a retirada da vegetação pode causar?

Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção. Erosão: a retirada da vegetação também deixa o solo mais exposto à ação do Sol, dos ventos e das chuvas, o que pode desencadear o seu processo de degradação.

O que pode degradar o solo?

Em geral, as causas da degradação do solo estão diretamente associadas ao mau uso e conservação do meio ambiente, isto é, ações humanas como desmatamento, queimadas, entre outros.

Quais são os fatores que prejudicam o solo?

4 fatores que causam degradação do solo na agricultura

  1. 1 – Erosão. No que se refere às ações da natureza, as chuvas são o principal agente causador da erosão.
  2. 2 – Salinização. A concentração progressiva de sais pode ser causada pelo péssimo manejo da irrigação em regiões áridas e semi-áridas.
  3. 3 – Compactação.

O que pode proteger o solo da chuva?

A palhada tem a função de proteger a terra e pode ser comparada com um guarda-chuva, pois protege o solo da ação direta dos raios solares, mantendo a sua temperatura e retendo a sua umidade.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a diferenca entre risco e perigo?

Quais são os principais destinos das águas das chuvas?

A primeira parcela da água precipitada na forma de chuva sobre as regiões continentais irá infiltrar-se no solo e fluirá através do mesmo indo abastecer os mananciais (aquíferos) subterrâneos (freáticos e artesianos), que são os responsáveis pelas nascentes (no caso os freáticos) como também pelo abastecimento dos …