O que a ciencia diz sobre a aromaterapia?

O que a ciência diz sobre a aromaterapia?

Muito além de cheirinhos para ambiente, a aromaterapia é uma ciência. Segundo a Associação Brasileira de Aromaterapia “É a prática terapêutica que se utiliza das propriedades específicas dos óleos essenciais 100\% puros, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa, como a natureza produziu.”.

Quais são os três sistemas fundamentais para se processar a aromaterapia?

Pode-se, portanto, dizer que são três os sistemas fundamentais para se processar a aromaterapia: circulatório, límbico e olfativo.

Qual a eficácia dos óleos essenciais?

Pesquisas científicas comprovam eficácia da aromaterapia: confira. Muito mais que um aroma agradável, os óleos essenciais são capazes de contribuir no combate de diversos males, como ansiedade, TPM, enxaqueca, acne, queda de cabelo e muito mais.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o significado do nome cheddar?

Quais são os óleos essenciais afrodisíacos?

Abaixo uma pequena relação dos óleos essenciais considerados “afrodisíacos“:

  • Aipo: sedativo e tônico do sistema nervoso central;
  • Canela: aquece o corpo e estimula o sistema glandular e circulatório;
  • Cardamomo: tônico do organismo;
  • Cominho: contêm elementos que imitam os feromônios e tônico do sistema nervoso;

Como funciona a aromaterapia no cérebro?

Como a aromaterapia funciona? A aromaterapia funciona da seguinte forma: as substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas. Diante disso, esse estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções. Da mesma forma, também ocasionam reações fisiológicas.

Como fazer uma sessão de aromaterapia?

Nesse caso, é preciso adicionar dez gotas do óleo essencial ao banho (38 graus) ou, se preferível, inalar o óleo sob a forma de vapor. Para tal, coloque 3 gotas do óleo num recipiente com cerca de 1 litro de água fervida. Após isso, debruce-se e tape a cabeça para cobrir a área e respirar o vapor profundamente.

Quais são as formas de aplicar aromaterapia?

Sendo assim, conheça algumas delas:

  • Banho de imersão – dissolva 7 a 12 gotas do óleo essencial na água do banho.
  • Colar aromático – o produto solta a fragrância aos poucos.
  • Escalda-pés – faça uma mistura de 15 gotas de óleo essencial e uma colher de sopa de óleo vegetal.
  • Inalação – há 3 formas de inalar o aroma.
LEIA TAMBÉM:   E permitido animais no trem da Vale?

Como pode ser feita a aromaterapia?

Como usar. Logo, os principais métodos usados na aromaterapia são por meio da inalação dos óleos essenciais. A aplicação também pode ser feita em banhos aromáticos ou aplicação tópica, como em massagens.

Qual o melhor óleo Afrodisiaco?

ylang-ylang
O óleo essencial de ylang-ylang (ilangue-ilangue) tem muitas propriedades, mas, com certeza, a mais popular delas é o aumento da libido.

Como usar o óleo essencial Ylang-ylang?

O óleo essencial de Ylang Ylang pode ser usado via inalação, banhos, em difusores de aroma para ambientes ou aplicado diretamente na pele ou cabelo, desde que diluído em um óleo vegetal (carreadores) como, por exemplo, de coco, macadâmia, girassol, gergelim, jojoba e semente de uva.