Em que momento na economia e aceitavel que o governo adote uma politica expansionista aumentando seus gastos *?

Em que momento na economia é aceitável que o governo adote uma política expansionista aumentando seus gastos *?

A política fiscal expansionista busca exatamente aumentar os gastos do governo e reduzir os impostos para contribuir com o avanço da economia. Alguns economistas recomendam este tipo de política de gastos para que um país vença recessões. Ou seja, os países que estão em condição de superávit.

Qual o objetivo de uma política econômica expansionista?

Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos. Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.

LEIA TAMBÉM:   O que e um ambiente de trabalho toxico?

O que seria uma política fiscal expansionista?

A política fiscal pode ser classificada por expansiva (ou expansionista) e recessiva (ou contracionista). A Política Fiscal Expansiva refere-se ao aumento de gastos governamentais e/ou redução da tributação (carga tributária).

Qual o impacto da política fiscal nos investimentos?

Qual é o impacto da política fiscal nos investimentos? A política fiscal pode impactar o resultado de investimentos realizados. Em uma política expansionista, por exemplo, é intuitivo pensar que a demanda agregada da economia aumentará. Afinal, o Governo está gastando mais e inserindo mais moeda na economia.

Quais são os efeitos de uma política fiscal contracionista?

Política fiscal contracionista: quais são os efeitos de uma contração fiscal? A política fiscal expansionista busca exatamente aumentar os gastos do governo e reduzir os impostos para contribuir com o avanço da economia. Alguns economistas recomendam este tipo de política de gastos para que um país vença recessões.

Como a política fiscal pode conter uma inflação?

Por outro lado, a política fiscal também pode ser utilizada para conter um cenário de inflação. Quando a economia de um país cresce de forma abrupta, é comum que exista também um processo de inflação. Por exemplo, entre 2007 e 2008, o PIB do Brasil cresceu 6,10\% e 5,10\%, respectivamente. Enquanto a inflação foi de 4,46\% e 5,90\%.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer pe de feijao com algodao?

Quais são os resultados da política fiscal?

Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado. Os resultados da política fiscal podem ser avaliados sob diferentes ângulos, que podem focar na mensuração da qualidade do gasto público bem como identificar os impactos da política fiscal no bem-estar dos cidadãos.