E possivel alguem vir a ser responsabilizado civilmente pelos danos causados por outra pessoa?

É possível alguém vir a ser responsabilizado civilmente pelos danos causados por outra pessoa?

Em direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida está obrigada a repará-lo. A reparação do dano é feita normalmente por meio de indenização, que é quase sempre pecuniária (em dinheiro).

Quando o contrato é omisso?

Contrato omisso quanto à possibilidade de rescisão contratual por inadimplemento enseja o consequente arbitramento de data para a rescisão.

O que caracteriza a culpa in eligendo?

Quando sua empresa contrata um funcionário e esse funcionário age em seu nome, sua empresa se torna responsável pelas ações desse funcionário. Se ele errar, a empresa é responsável pelo erro dele. É o que os juristas chamam de culpa in eligendo, ou culpa por ter escolhido a pessoa (funcionário) errado.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o herdeiro da Arabia Saudita?

Quem causa dano a outrem têm o dever de indenizar?

O artigo 927 do Código Civil preceitua que “Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”. A obrigação de indenizar é daquele que provocou (também por ato de omissão) o prejuízo.

O que diz o artigo 422?

422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

O que são deveres Satelitários?

Os deveres satelitários e a responsabilidade pré-contratual. Tradicionalmente, se reconhece a existência de um dever jurídico central em cada relação obrigacional, encerrado em um dever de dar, fazer ou deixar de fazer.

O que vem a ser a função social do contrato?

Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros. A principal conseqüência jurídica da função social dos contratos é a ineficácia de relações que acaba por ofender interesses sociais, a dignidade da pessoa.