É obrigatório usar EPI?

EPI para a saúde e proteção do trabalhador O uso de EPIs passou a ser obrigatório com a Lei n.º 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela NR6, que versa sobre quais equipamentos são considerados EPIs.

O que deve constar no EPI além do certificado de aprovação?

Todo Equipamento de Proteção Individual (EPI) deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.

Quais foram os primeiros EPIs?

Os primeiros EPIs – Equipamentos de Proteção Individual foram registrados já na época das cavernas, quando o homem primata utilizava vestimentas de pele de animais para se proteger das intempéries do clima e empunhava suas clavas contra animais da região hostil que habitava.

LEIA TAMBÉM:   O que faz crescer o mamilo do homem?

Quais são os riscos para a saúde dos trabalhadores que não utilizam equipamentos de proteção individual?

Impactos na saúde, que podem até ser definitivos Doenças como o câncer, por exemplo, podem se desenvolver decorrente de exposição sem proteção a determinados produtos. Perda total ou parcial da audição comumente é decorrente da não utilização de protetores auriculares.

Como usar os calçados de segurança?

Os calçados de segurança possuem as botas de segurança, EPI como um dos tipos que devem ser utilizados. Para usar, é necessário saber os riscos que cada atividade oferece para dimensionar a Bota de Segurança mais adequada.

Quais são os modelos de botas soladas?

Os solados possuem diferentes formas de aderência e desenhos, sendo indicados especificamente para cada tipo de trabalho. Estes modelos de botas podem ser mais conhecidas como botinas de couro.

Qual o equipamento de proteção para a vestimenta?

Nesse caso, a vestimenta, assim como os demais equipamentos de proteção individual, precisa apresentar o Certificado de Aprovação (CA). Como exemplo, temos macacão antichamas, botas, luvas, coletes com tarja fluorescente de segurança, aventais para solda, entre outros.