De quem e o conceito de self?

De quem é o conceito de self?

A concepção de self em que mundo interno e externo se complementam surge pela primeira vez em William James (1842-1910). Ele propôs um self bipartido que é, em parte, sujeito ativo do conhecimento (eu) e, em outra parte, objeto passivo de ser conhecido (mim).

O que é false self?

Winnicott usou o verdadeiro self para descrever um senso de si baseado na experiência espontânea autêntica e na sensação de estar vivo, tendo um self real. …

O que é a teoria do self?

A Teoria do “Self” é a representação temporal das funções e das dinâmicas específicas desse todo espontâneo de correlação que se configura no campo clínico como um tipo de enlace ambíguo entre clínico e o seu consulente.

O que é desenvolvimento do self?

LEIA TAMBÉM:   Como criar um Labrador em um apartamento?

O desenvolvimento do Self É a experiência reflexiva de si mesmo que permite ao indivíduo dar sentido e coerência ao que experiencia, num funcionamento ou mais ou menos coeso.

O que é o self para Winnicott?

Segundo Winnicott (1960/1983), o verdadeiro self surge assim que há qualquer organização psíquica na pessoa. Logo, o conceito de verdadeiro self remeteria aos rudimentos – antes de haver uma separação entre interior e exterior – do que posteriormente constitui a realidade interna da criança.

Como encontrar o self?

O self se encontra naturalmente localizado no corpo, mas pode em algumas circunstâncias se desassociar do corpo, assim como o corpo pode se desassociar dele. O self se reconhece essencialmente nos olhos e na expressão facial da mãe e no espelho que vem a representar o rosto da mãe.

O que é a teoria Polifônica do self?

A ideia de self dialógico baseia-se na distinção entre o eu (o que conhece) e o mim (o que é conhecido) de William James, e na novela polifônica de Mikhail Bakhtin. O self não é mais centralizado e unificado, mas descentralizado e múltiplo.

LEIA TAMBÉM:   Porque tenho oleosidade no rosto?

O que é a teoria polifônica do self?

O que diz a teoria de Erik Erikson?

Erikson acreditava que quando os cuidadores são ausentes, inconscientes ou rejeitam a criança, o medo é aguçado e a desconfiança aumenta, mas se acontece o contrário, a criança se sente mais segura e a probabilidade de formar relacionamentos de confiança em outras etapas da vida são maiores.

O que é o self E o que são arquétipos?

Segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), o Arquétipo Self é o princípio organizador da Personalidade, sendo o principal Arquétipo do Inconsciente Coletivo. O Arquétipo Self é o Centro, assim como o Sol é o Centro do Sistema Solar. O Self tem a capacidade de ser o regulador e o governante de nossa personalidade.