Como ver meu CTC?

Solicitar Certidão por Tempo de Contribuição.

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão Novo Pedido; Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão Consultar pedidos;

Como solicitar uma CTC?

Como requerer a CTC?

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  3. Clique em “Novo Requerimento”;
  4. Selecione o serviço que você quer;
  5. Clique em “Atualizar”;
  6. Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  7. Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

O que é CTC na Previdência Social?

A CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) é um documento por meio do qual o segurado pode provar o tempo de contribuição perante um Regime de Previdência Social. Este Regime de Previdência Social pode ser o Regime Geral (INSS) ou um Regime Próprio, no caso de: Magistrados (juízes);

LEIA TAMBÉM:   Em qual regiao do pais sao encontrados os maiores indices de violencia contra a mulher quais fatores sao determinantes para que esta regiao ocupe esta posicao?

Qual a importância da CTC?

A CTC é muito importante para qualquer trabalhador que tenha atuado em mais de um regime previdenciário ao longo de sua vida laboral, seja como celetista e servidor público ou como servidor em diferentes órgãos.

Qual a legislação para emissão de CTC?

As regras para emissão de CTC estão previstas na Lei 8.213/91 (arts. 94 a 99) e no Decreto 3.048/99 (arts. 125 a 134). A legislação veda a contagem de tempo de serviço público com o de atividade privada quando estes forem concomitantes.

Como é possível a emissão de CTC pelo INSS?

(Incluído pela Portaria MF nº 393, de 31/08/2018) Confira também nosso post sobre o direito à emissão de CTC pelo INSS com reconhecimento de atividade especial. Portanto, a emissão de CTC com a averbação do reconhecimento do tempo de serviço especial é possível não só judicialmente, como também administrativamente.