Como trabalhar independente e ter contrato de trabalho a tempo inteiro?

Como trabalhar independente e ter contrato de trabalho a tempo inteiro?

Ser trabalhador independente e ter contrato de trabalho a tempo inteiro É possível combinar uma atividade dependente com uma atividade independente, ou seja, pode ter um emprego e passar recibos verdes.

Como escolher um trabalhador independente?

O trabalhador independente tem um enquadramento fiscal específico e o seu próprio conjunto de direitos e deveres. A escolha pelo trabalho por conta própria pode ter várias motivações. Há casos em que esta é uma forma de os profissionais ficarem mais tempo em casa, com maior liberdade para dar apoio à família.

Qual é a declaração do trabalhador independente?

É uma declaração que o trabalhador independente tem de preencher, a cada três meses, com os rendimentos que obteve no trimestre anterior. Esta serve para as Finanças e a Segurança Social calcularem os valores de tributação aplicáveis àquele profissional.

LEIA TAMBÉM:   Que tipo de contrato e o de compra e venda?

Por que os profissionais querem liberdade para fazerem seus próprios horários?

Outras situações há em que os profissionais querem liberdade para fazerem os próprios horários, por vezes para poderem dedicar-se, em paralelo, aos projetos pessoais. A preferência pelo trabalho variado, para diferentes entidades em simultâneo, também pode levar os profissionais a preferir uma carreira sem compromisso.

Quais são as contribuições dos trabalhadores independentes?

(1) Trabalhadores independentes que sejam economicamente dependentes de uma única entidade contratante. As contribuições das entidades contratantes sobre serviços prestados por trabalhadores independentes destinam-se à proteção destes trabalhadores na eventualidade de desemprego.

Quem pode ser um trabalhador independente?

Quem pode ser um trabalhador independente? Qualquer pessoa que tenha um NIF (Número de Identidade Fiscal), documento equivalente ao CPF brasileiro, e esteja vivendo legalmente em Portugal pode ser um trabalhador independente.

Será que o colega trabalha de forma independente?

Atenção que para todos os efeitos, ele (o colega) trabalha de forma independente (como um verdadeiro trabalhador independente, ele é o seu próprio patrão) e é assim que ele se deve apresentar quando for abordado. Quanto a si, desconheço que tenha de fazer alguma coisa. Obrigado pela resposta.

Como fazer um trabalhador independente?

O primeiro passo para ser um trabalhador independente é abrir atividade. Pode fazê-lo presencialmente, num balcão das Finanças, mas também pode fazê-lo online. Basta autenticar-se no Portal das Finanças e entrar em “Todos os serviços > início de atividade > entregar declaração”.

Como são consideradas as entidades contratantes?

São consideradas entidades contratantes todas as pessoas coletivas e pessoas singulares com atividade empresarial, que no mesmo ano civil beneficiem de pelo menos 50\% do valor total da atividade de trabalhador independente.

https://www.youtube.com/watch?v=7It8ahTQoas

Qual a liberdade de atuar em dois empregos simultaneamente?

A liberdade de atuar em dois empregos simultaneamente é garantida constitucionalmente, mas moderada na medida em que a própria legislação prevê algumas contenções.

Como é lícito trabalhar para mais de um empregador?

A Justiça do Trabalho entende ser lícito ao empregado trabalhar para mais de um empregador. Um profissional também pode ser subordinado a uma empresa e, nas horas de folga, exercer outras atividades como trabalhador autônomo, ou até mesmo como empregador.

Quais os benefícios para os trabalhadores independentes?

Para os trabalhadores independentes de um modo geral, há subsídio de doença, parental, riscos (durante a gravidez ou específicos), assistência a filho, funeral, além de pensões de invalidez, morte e velhice. Você pode acessar a lista dos benefícios e requisitos aqui.

Qual é a definição do contratante?

Na definição, contratante é uma pessoa que decide contratar um bem ou serviço de um profissional.

Qual é a liberdade de um trabalhador independente?

Do ponto de vista legal ele é um prestador de serviços, e como tal pode recusar prestar um serviço a um cliente. Um trabalhador independente tem liberdade para trabalhar como, quando, onde e no que quiser, mas também não tem uma segurança de rendimentos tão grande como a dos trabalhadores por conta de outrem.

Qual o critério das pessoas às quais se destinam as normas trabalhistas?

Finalmente, o critério das pessoas às quais se destinam as normas trabalhistas, que são aquelas excluídas da proteção do Direito do Trabalho.