Como trabalhar a intolerancia na escola?

Como trabalhar a intolerância na escola?

Para que o ambiente escolar seja livre de atos discriminatórios, faz-se necessário elucidar a importância de compreender e respeitar o outro e, para isso, deve-se suspender o julgar. Deve-se, primeiramente, conhecê-lo e, desta forma, compreender que o diferente não é melhor e nem pior, apenas diferente.

Como se caracteriza a intolerância no ambiente escolar?

O termo é utilizado para representar comportamentos violentos no contexto escolar. Cenários de agressões físicas de todos os graus, assédio moral, violência emocional e terror psicológico caracterizam esse tipo de ação.

O que é intolerância no ambiente escolar?

A intolerância é a recusa de aceitação do outro tal como é, e ela está intimamente ligada ao preconceito. Em sala de aula, cabe ao professor estar devidamente preparado para lidar com situações de intolerância e preconceito, exercendo ele mesmo, a tolerância e ensinando-a a seus alunos.

Como podemos perceber a intolerância na sala de aula?

Piadas invocando preconceito religioso ou preconceito racial, além de serem de mau gosto e apenas reforçarem estereótipos que não condizem com a realidade, apenas servem para fomentar ainda mais o desrespeito e a intolerância.

LEIA TAMBÉM:   Porque os imigrantes estao indo para Espanha?

O que é a discriminação nas escolas?

As faces do preconceito em sala de aula A discriminação também tende a atingir alunos tímidos, com aparência fora dos ditos padrões ou simplesmente com desempenho ruim em uma ou outra disciplina (sobretudo naquelas que envolvem atividades coletivas, como Educação Física).

O que você pensa sobre preconceito e discriminação na escola?

Falar de respeito ao outro, preconceito e discriminação tem de ser um trabalho permanente. A discriminação na escola não acontece com uma ou outra criança, não é pontual. Os educadores também devem se planejar para refletir de forma sistematizada sobre preconceitos.

Que tipo de preconceito ainda existe em sala de aula?

Infelizmente, ainda hoje ouvimos relatos de preconceito racial, religioso, de classe, orientação sexual, de gênero, dentre outros nas escolas.

O que você pensa sobre preconceito e discriminação?

Enquanto o preconceito é o pré-julgamento, a discriminação é o ato de diferenciar, de dar tratamento diferente. A discriminação é a ausência de igualdade ou a manifestação das preferências, causando cisões sociais entre os indivíduos. Nesse sentido, a discriminação pode ser uma manifestação do preconceito.

LEIA TAMBÉM:   Quem deve pagar o rateio de condominio?

O que é discriminação na escola?

O preconceito e a discriminação são amplamente disseminados dentro da comunidade estudantil, que ao invés de discutir sobre a diversidade opta pela exclusão. “Pixaim” e “cabelo ruim” eram alguns dos nomes usados pelos estudantes, com aprovação da educadora. …