Como proceder a autoliquidacao?

Como proceder à autoliquidação?

O adquirente dos serviços terá de proceder à autoliquidação na declaração periódica, dentro dos prazos impostos por lei. No setor da construção civil, pode aplicar-se uma taxa reduzida de IVA de 6\%.

Como fazer a autoliquidação de IVA?

A empresa que prestou o serviço deverá ter na fatura a expressão “autoliquidação de IVA” ou “IVA – autoliquidação”, não precisando de debitar este imposto. Já a empresa que recebeu o serviço terá de liquidar e deduzir o mesmo IVA na altura em que for preencher a declaração.

Qual a alíquota do imposto sobre serviços?

O Imposto sobre Serviços (ISS) incide sobre a prestação de serviços, seja de empresas ou profissionais autônomos. Trata-se de um imposto municipal e, portanto, sua alíquota varia de acordo com a regra de cada cidade. De toda forma, o valor sempre ficará entre 2\% e 5\% sobre o valor total do serviço.

Como emitir a fatura sem liquidação de IVA?

A fatura deve ser emitida sem liquidação de IVA com a expressão IVA – autoliquidação. O adquirente dos serviços terá de proceder à autoliquidação na declaração periódica, dentro dos prazos impostos por lei.

Qual o prazo para a entrega das declarações de substituição?

para a entrega das declarações de substituição: A autoliquidação de que tenha resultado imposto superior ao devido ou prejuízo scal inferior ao efetivo pode ser corrigida por meio de declaração de substituição a apresentar no prazo de um ano a contar do termo do prazo legal (n.º 2 do artigo 122.º do Código do IRC). Em sede de IVA

Qual o prazo de entrega da declaração periódica de IVA?

Prazo de entrega da declaração periódica. De conformidade com o artigo 41º do Código do IVA, a declaração periódica de IVA deve ser enviada por transmissão eletrónica de dados, nos seguintes prazos: Até ao dia 10 do 2.º mês seguinte àquele a que respeitam as operações (declaração periódica de IVA mensal);