Como pode ser constituida uma cooperativa?

Como pode ser constituída uma cooperativa?

Uma cooperativa pode ser constituída através do procedimento imediato (programa Cooperativa na Hora) ou através do procedimento tradicional. Dentro do procedimento tradicional, existem duas formas: a abertura por escritura pública e a abertura por instrumento particular.

Qual a definição da Cooperativa?

Descubra a definição de cooperativa, os princípios e os ramos do cooperativismo, como funcionam as cooperativas e como são criadas. Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.

Quem pode entrar nas cooperativas?

O ingresso nas Cooperativas é livre a todos que desejarem utilizar os serviços prestados pela mesma, desde que adiram aos propósitos sociais e preencham as condições estabelecidas no estatuto (art. 29 da Lei 5.764/71). CAPITAL SOCIAL

Quais pessoas são membros de uma cooperativa?

Uma em cada seis pessoas no planeta são membros de uma cooperativae existem cerca de 3 milhões delas por todo o mundo. Este é um número que pode deixar perplexas muitas pessoas, já que não é do conhecimento geral que as cooperativas possuam tamanha importância.

Qual o conceito de cooperativa?

O conceito de cooperativa, segundo a Declaração da Aliança Cooperativa Internacional sobre Identidade Cooperativa, diz-nos que a cooperativa é uma associação autónoma de pessoas, que se unem, voluntariamente, para satisfazer necessidades e aspirações económicas, sociais e culturais comuns, através de uma empresa de propriedade conjunta e

Quando começou a criação de cooperativas?

Apesar de a Constituição de 1988 ter previsto a possibilidade da criação desse tipo de empreendimento, eles já existem desde muito antes da nossa Lei Maior. A Lei 5.764, datada de 1971, já possibilitava a instituição das cooperativas.

Por que a coletividade é fundamental para uma cooperativa?

Essa noção de coletividade vem envolta num desejo de impactar a própria realidade e a comunidade como um todo. Sendo assim, o equilíbrio entre aspectos econômicos e sociais, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade são fundamentais para uma cooperativa.