Como os fosseis podem ajudar os cientistas a descobrir informacões a respeito dos nossos ancestrais?

Como os fósseis podem ajudar os cientistas a descobrir informações a respeito dos nossos ancestrais?

“Com um fóssil tão bem preservado, podemos estudar as características que mostram tendências evolutivas e que dão pistas sobre como o ser humano se tornou o que é hoje”, afirma Sílvia Gobbo, pesquisadora do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.

Como os fósseis podem ajudar?

O estudos dos fósseis possibilita ter acesso a parte da anatomia e morfologia de espécies que já foram extintas a milhões de anos, podendo assim serem feitos estudos comparativos entre tais espécies e seus “parentes evolutivos” para se avaliar como se deu o processo evolutivo de tal espécie.

Como os fósseis podem auxiliar na ecologia?

Além de serem o principal indício da evolução biológica, com os fósseis podemos compreender como era o planeta há milhares de anos, o que possibilita reconstruções ambientais e o reconhecimento de espécies atualmente extintas.

LEIA TAMBÉM:   Qual o prazo de validade de uma Coca-cola?

Que tipo de informações os fósseis podem nos fornecer?

Os fósseis guardam importantes informações sobre as formas de vida que eram encontradas em determinada época e como a evolução atuou nesses organismos.

Qual é a importância dos fósseis?

Os fósseis fornecem dados importantes quanto à evolução biológica, datação e reconstituição da história geológica da terra. Esse registro contém inúmeros restos e vestígios fossilizados dos mais variados seres do passado geológico da Terra.

Por que os fósseis são importantes nos estudos evolutivos?

Os fósseis são considerados evidências da evolução porque esse registro mostra frequentemente organismos bastante diferentes do que vemos hoje. Esse é o caso dos dinossauros, que possuem seu registro bem documentado nos fósseis, sendo encontrados ossos, pegadas, dentes e até mesmo fezes fossilizadas desses animais.

Porque os fósseis são importantes para a teoria da evolução?

Os fósseis são considerados evidências da evolução porque, por meio deles, é possível observar as características de seres vivos que hoje não mais compõem a fauna e a flora do planeta.