Como os direitos dos cidadaos da UE estao consagrados?

Como os direitos dos cidadãos da UE estão consagrados?

Os direitos dos cidadãos da UE estão consagrados no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (artigo 20.º) e na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (Título V).

Qual o direito fundamental dos cidadãos da UE?

Diretamente relacionados com o direito fundamental: Qualquer cidadão da União goza do direito de circular e permanecer livremente no território dos Estados-Membros (art. 21.º TFUE); Os cidadãos da UE podem: viver, trabalhar, estudar e viajar em todo o espaço da UE.

Como se comporta a cidadania europeia?

Não obstante o enunciado do n.º 2 do art. 20.º TFUE, a cidadania europeia não comporta, até à data, quaisquer deveres para os cidadãos da UE. No passado, os direitos opunham-se ao arbítrio monárquico ou ditatorial que impunha as suas obrigações à obediência do povo.

LEIA TAMBÉM:   O que e basquete virtual?

Como registrar-se na cidadania portuguesa?

Assim, a cidadania portuguesa oferece oportunidades não apenas em Portugal mas também em vários outros países, sempre com garantia de acesso à saúde, educação e segurança de qualidade gratuitos ou a custos baixos. Para isso basta registrar-se junto às autoridades locais com sua identidade européia.

Quais são os direitos do homem e do cidadão?

Em razão disso, a Assembléia Nacional reconhece e declara, na presença e sob a égide do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidadão: Art.1.º – Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter como fundamento a utilidade comum.

Quais são os deveres dos cidadãos?

Os deveres dos cidadãos consistem, no fundo, num conjunto de obrigações para com quem garante os seus direitos e para com os outros cidadãos. Estas obrigações são, por exemplo, o/a: respeito pelas regras de tolerância e cortesia no relacionamento com outros cidadãos.

Quando serão atualizadas as moradas associadas aos cartões de Cidadão?

LEIA TAMBÉM:   Como funciona cartao combustivel?

Assim sendo, só serão contempladas as atualizações de dados, designadamente, de moradas associadas aos Cartões de Cidadão que tenham sido emitidos, confirmados e validados até 30 de novembro de 2021.