Como o imovel deve ser reconhecido como propriedade de investimento?

Como o imóvel deve ser reconhecido como propriedade de investimento?

Se não existiu tal esforço de venda nem foram desenvolvidas atividades para a promoção da venda, o imóvel deve manter-se reconhecido como propriedade de investimento, originando a venda uma mais ou menos-valia, pela diferença entre o valor de realização e a quantia escriturada à data da venda.

Será que a venda do imóvel está classificada como inventário?

Nessa situação, a venda do imóvel, passando a estar classificado como inventário, implica o reconhecimento do rédito pela venda de bens e respetivo gasto de vendas de inventários, nos termos da NCRF 20.

Será que alguém desistirá da compra de um imóvel?

Se alguém quiser desistir da compra do imóvel com o contrato assinado, seja comprador ou o vendedor, haverá consequências financeiras normalmente estabelecidas neste mesmo contrato. Afinal, a desistência da compra de um imóvel envolve a perda de parte dos valores investidos.

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado do termo “minorias”?

Será que nada incomum é a desistência da compra de um imóvel?

Nada incomum também é a desistência da compra de um imóvel por parte do futuro comprador, ou ainda o arrependimento daquele que iria vender. Sendo assim, cabe a pergunta: No caso de desistência do comprador, ou arrependimento do vendedor, o que acontece com o sinal já pago?

Quais são as propriedades de investimento?

Em termos contabilísticos, o tratamento contabilístico das propriedades de investimento está previsto na norma contabilística e de relato financeiro (NCRF) n.º 11 – Propriedades de investimento. De acordo com o parágrafo 5 da NCRF 11, as propriedades de investimento são imóveis, terrenos ou um edifício, ou parte de um edifício,

Qual o valor de aquisição do imóvel que foi adquirido antes de 2004?

Valor de aquisição ou VPT se superior: se o imóvel que foi adquirido antes de 2004, não se pode proceder a qualquer correção do valor de aquisição, por não existir VPT determinado à data da aquisição. Para imóvel adquirido após 2004 – deduzir a diferença positiva entre o VPT da data de aquisição e o custo de aquisição no campo 772 do quadro 07.

LEIA TAMBÉM:   Porque trabalhar na Ci?

Quando foi contabilizada a depreciação do edifício?

Na sua contabilidade, em dezembro de 2016, quando o edifício entra em funcionamento, tudo foi contabilizado em propriedades de investimento. O método usado é o modelo de custo, portanto nesse mês existiram depreciações. Já em 2017, feita a análise do edifício, obteve-se um justo valor superior à quantia escriturada.