Como interpretar uma ressonancia magnetica da coluna?

Como interpretar uma ressonância magnética da coluna?

Interpretação das imagens do exame de RM As mais comuns na coluna são o T1, T2 e o STIR. Nestas imagens identificamos as estruturas anatômicas através de áreas de hipossinal (escuras) ou hipersinal (brancas). Alterações na distribuição normal do sinal em cada sequência podem identificar diferentes tipos de lesões.

O que aparece na ressonância da lombar?

A ressonância magnética da coluna lombar serve para detectar as seguintes alterações: Hérnia de disco lombar; Estenose lombar (estreitamento do canal espinhal, que contém a medula espinhal e nervos);

Como identificar hérnia de disco na ressonância magnética?

Através dos cortes sagitais e axiais pode-se caracterizar com segurança pela RM o tipo e localização da hérnia (protrusão, extrusão, seqüestro, foraminal, extraforaminal).

LEIA TAMBÉM:   O que fazer quando o roteador esta conectado mas sem internet?

Qual o valor da ressonância magnética da coluna vertebral?

O preço de uma ressonância da coluna pode variar entre R$ 800,00 e R$1500,00, dependendo do tempo de duração e da área a ser visualizada e avaliada.

Quais os tipos de ressonância da coluna?

Tipos de ressonância da coluna A ressonância magnética da coluna vertebral pode ser de toda a área, englobando incidências de cada uma das porções da coluna. No entanto, é mais comum que o exame seja direcionado a uma ou mais partes dessa região, que pode ser subdividida em cervical, torácica, lombar e lombo-sacra.

Qual ressonância para hérnia de disco?

A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.

Qual o comportamento da imagem da hérnia de disco no exame de RM especialmente nas imagens ponderadas em T1 e em T2?

As imagens ponderadas em T1 são úteis na avaliação anatómica e têm susceptibilidade ao contraste paramag- nético, enquanto as imagens em T2 têm maior susceptibilidade às variações hí- dricas dos tecidos, permitindo detecção precoce do edema de diferentes causas (tumoral, traumática, infecciosa/infla- matória).

LEIA TAMBÉM:   Qual o impacto do turismo?

Quanto tempo dura uma ressonância magnética da coluna lombar?

O exame completo dura em média 20 à 60 minutos, dependendo de qual parte do corpo estão sendo captadas as imagens e se utilizará ou não o contraste.