Como identificar um erro de cobranca na sua empresa?

Como identificar um erro de cobrança na sua empresa?

Se você identificar um erro de cobrança na sua empresa, deve providenciar a correção imediatamente e entrar em contato com o consumidor. Na maioria das vezes, a empresa só descobre o problema quando o próprio cliente avisa sobre a cobrança indevida.

Qual é a mensagem de cobrança?

Mensagem de cobrança é um tipo de comunicação por texto cujo objetivo é lembrar os clientes sobre datas de vencimento e débitos em atraso, além de oferecer diferentes condições de pagamento. Ela pode ser enviada por WhatsApp, SMS, e-mail e carta. Todas as pessoas, ao menos uma vez na vida, esqueceram de pagar um boleto no prazo.

Por que a cobrança indevida pode ocorrer?

De modo geral, a cobrança indevida pode ocorrer por causa de falha no sistema de pagamentos das empresas, erro humano ou mesmo por má-fé. Embora possa ocorrer em qualquer segmento, se tornou mais comum com o crescimento do setor de serviços, especialmente quando falamos de economia da recorrência.

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Posso ser cobrado por uma dívida que não era sua?

Imagine ser cobrado por uma dívida que não era sua, ou em valores acima do que devia de fato. Desconfortável, não é mesmo? Pode ser um débito automático não autorizado, um valor incorreto na fatura do cartão ou mesmo um boleto que você já tinha pago antes.

Qual o prazo para o fim da cobrança?

Caso a dívida em questão tenha mais de cinco anos, é necessário entrar em contato com um advogado ou com a Defensoria Pública do seu estado para obter ajuda na resolução do problema. O próximo passo é entrar com uma ação contra o credor pedindo uma declaração de prescrição da dívida, o que significa o fim da cobrança.

Qual a possibilidade de cobrança de débitos?

Nessa situação temos três possibilidades: Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Por que você não teve êxito na cobrança?

Então, analise o que está sendo cobrado, ou seja, o título da dívida e a empresa que a está cobrando. Não teve êxito? Procure os órgãos de defesa do consumidor Caso sofra uma cobrança indevida, você tem o direito de exigir a devolução dos valores que foram cobrados em dobro, caso já tenha pago a quantia.