Como harmonizar o vinho do Porto?

Como harmonizar o vinho do Porto?

Os mais secos combinam bem com amêndoas, salmão defumado, frutas frescas, sorvete de baunilha ou creme, queijos curados e azeitonas. Os doces acompanham bem gaspachos e combinações de frutas com embutidos, como melão com presunto cru.

Como tomar vinho do Porto gelado ou natural?

Quando for degustar um Porto Branco, por exemplo, tente consumi-lo mais fresco, com temperatura perto dos 8°C. Para o Porto Ruby, aposte em deixá-lo mais à temperatura ambiente, em torno de 15°C. Já para o Porto Tawny, invista no meio termo: 12°C é ideal.

Qual é o melhor queijos frescos para vinhos?

Um dos queijos frescos mais conhecidos, apreciados e utilizados na culinária, o muçarela é bastante versátil e isso se reflete também no momento da harmonização com vinhos. Caracterizado por seu sabor neutro, se adapta muito bem a diversos tipos de vinhos. A variação da escolha vai ocorrer fundamentalmente pela forma como será consumido.

LEIA TAMBÉM:   Quais os alimentos ricos em tirosina?

Como organizar um queijo e vinho?

Independente do tipo de queijo ou vinho, essas dicas servem para quem quer organizar uma noite de queijos e vinhos e não sabe por onde começar: Se os queijos serão o foco do evento, escolha de 4 a 6 variedades que combinem com os vinhos servidos.

Por que um vinho que tenha muitos taninos não combina com o queijo?

Um vinho que tenha muitos taninos, por exemplo, não combinaria com o intenso sabor salgado do queijo. Para que não exista esse tipo de problema, é recomendado que haja um equilíbrio entre as nuances salgadas do queijo com a doçura de um bom vinho licoroso, como um Porto , Sauternes ou Colheita Tardia.

Qual o papel do queijo na harmonização do vinho?

Isso porque, graças ao seu sabor quase sempre forte, os queijos acabam tendo um papel dominante na hora da harmonização. Ele será o principal parâmetro e não poderá anular ou diminuir a presença do vinho no paladar. Assim, a regra mais importante dessa harmonização tão rica é equilibrar as intensidades de sabores e envelhecimentos.