Índice
- 1 Como funciona o médico do trabalho?
- 2 O que é preciso para ser médico do trabalho?
- 3 Qual o médico trabalha?
- 4 Quando passar pelo médico do trabalho?
- 5 Quais exames são feitos no retorno ao trabalho?
- 6 Quem é o médico do trabalho?
- 7 Qual o ambiente de trabalho ideal para você?
- 8 Como a medicina do trabalho pode ser realizada fora do período de trabalho?
Como funciona o médico do trabalho?
O médico do trabalho tem a responsabilidade de avaliar os trabalhadores afim de garantir que as condições de trabalho ou o tipo de serviço não prejudique a saúde do mesmo. Alguns exames também são realizados periodicamente para avaliar a saúde ocupacional do trabalhador.
O que é preciso para ser médico do trabalho?
As formas de obtenção são:
- residência médica de dois anos reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC);
- aprovação em Concurso de Título de Especialista promovido pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), com regras próprias como tempo de atuação na área.
O que o médico do trabalho pode fazer?
Realizar atenção médica de emergência, mesmo em casos não relacionados ao trabalho. Criar medidas educativas e de conscientização dos empregadores e empregados. Saber identificar os fatores de risco dentro do ambiente de trabalho. Saber identificar as medidas para a prevenção e controle dos fatores de risco.
Qual o médico trabalha?
O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área médica, ou especializado em alguma atividade ou função específica.
Quando passar pelo médico do trabalho?
É o exame médico que deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do servidor ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de parto, doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
É obrigatório passar pelo médico do trabalho?
O objetivo do exame de retorno ao trabalho é verificar se o trabalhador realmente recuperou sua saúde física após o período afastado e está apto para voltar a executar suas atividades. O exame não é obrigatório para quem retorna das férias.
Quais exames são feitos no retorno ao trabalho?
Análise de exames complementares: de acordo com a função e situação, o trabalhador pode ser submetido à realização de exames como de audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, laboratoriais, espirometria, que posteriormente serão avaliados. Emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Quem é o médico do trabalho?
O médico do trabalho é um profissional com importância destacada no cenário da saúde em nosso país. Ele é um elo entre as ações produtivas das empresas e o bem estar dos trabalhadores e ainda pode ajudar na conscientização de questões de saúde e segurança para preservar um bom ambiente laboral.
Como deve ser feita a consulta de Medicina do trabalho?
Assim, as entidades empregadoras são obrigadas a assegurar as mesmas. Uma consulta de medicina do trabalho deve ser comunicada com antecedência ao respetivo trabalhador, oralmente ou por escrito, com indicação do dia, hora e local. Por sua vez, o trabalhador deve confirmar a sua presença pelo mesmo meio que foi notificado.
Qual o ambiente de trabalho ideal para você?
O ambiente de trabalho ideal gera qualidade de vida aos profissionais, o que impacta na produtividade, na atração de talentos e em diversas outras vantagens associadas à empresa. Por esse motivo, o assunto é tão importante!
Como a medicina do trabalho pode ser realizada fora do período de trabalho?
No entanto, pode ser realizada fora do período de trabalho e, mesmo assim, o trabalhador tem o dever de comparecer. É importante realçar que as consultas, exames e análises efetuados pela medicina do trabalho são da responsabilidade dos empregadores, não devendo ter quaisquer custos para os trabalhadores.