Índice
Como funciona o diploma?
O DIPLOMA é um documento formal emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) que tornam o titular habilitado ao exercício de uma profissão e possuem validade nacional. Para saber se um diploma é reconhecido pelo MEC, basta pesquisar a instituição no site do e-MEC.
Como saber se o diploma é válido?
A consulta é pública e gratuita. Basta acessar o endereço eletrônico: http://emec.mec.gov.br/, clicar na aba de “consulta avançada” e, em seguida, na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.
Como é o diploma Digital?
O diploma virtual permite o acesso remoto do documento por meio de computadores. O documento é autenticado com a assinatura da instituição de ensino com certificado digital e um carimbo contendo data e hora da assinatura. Também ficam registrados no canto inferior do diploma um código alfanumérico e um QR code.
Qual a tramitação do diploma de graduação?
De acordo com a Portaria Normativa MEC n. 22 de 13 de dezembro de 2016 , a revalidação de diplomas de graduação poderá ter tramitação regular ou tramitação simplificada. A documentação a ser apresentada irá variar de acordo com o tipo de tramitação a ser realizada pela instituição de educação superior.
Qual a regulamentação técnica para o registro de diploma de graduação?
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2020 Dispõe sobre a regulamentação técnica para a emissão e o registro de diploma de graduação, por meio digital, pelas Instituições de Ensino Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
Qual a revalidação dos diplomas de graduação?
(Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20/12/1996). De acordo com a Portaria Normativa MEC n. 22 de 13 de dezembro de 2016 , a revalidação de diplomas de graduação poderá ter tramitação regular ou tramitação simplificada.
Qual a validade nacional do diploma de graduação?
Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.