Como funciona a entrega em conjunto do IRS?

Como funciona a entrega em conjunto do IRS?

A entrega em conjunto do IRS está disponível para dois grupos de contribuintes: os casados e os casais em união de facto. No caso dos casados, se ambos estiverem abrangidos pelo IRS automático, o Fisco disponibiliza a cada um duas propostas: uma liquidação automática individual e outra em conjunto.

Será que os contribuintes divorciados estão juntos há dois anos?

A propósito, os contribuintes divorciados que vivam juntos há dois anos, “por conveniência mútua”, não podem entregar em conjunto a declaração de IRS. O esclarecimento foi dado, esta semana, pela Autoridade Tributária, que sublinhou que, nesse caso, não está em causa uma união de facto.

Posso ser dependente no IRS?

Um filho com mais de 18 anos de idade pode ser considerado dependente para efeitos de IRS? Neste artigo, esclarecemos esta e outras dúvidas sobre os dependentes no IRS. O IRS contempla quatro configurações de agregados familiares e todas elas incluem sujeitos passivos e dependentes. Assim, temos famílias compostas por:

LEIA TAMBÉM:   Qual slogan da Pepsi?

Será que os cônjuges são tributados separadamente?

Neste caso, os cônjuges são tributados separadamente (independentemente do regime de bens do casamento).

Quem deve incluir os filhos como dependentes?

Resposta dada por Walterleno Noronha, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES): Cada filho só pode ser considerado dependente em uma única declaração. O casal deverá decidir quem deve incluir os filhos como dependentes, lembrando que, se tiverem rendimentos, estes deverão ser declarados também.

Como aumentar o seu reembolso do IRS?

Como aumentar o seu reembolso do IRS com um PPR? Tem apenas 15 dias para fazer um PPR antes do fim do ano para receber até mais 300, 350 ou 400 euros de reembolso no IRS. Mas é para todos, ou só para alguns?