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Como fazer propaganda para crianças?
Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos. Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.
São proibidas as peças publicitárias infantis?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) já define que a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência desse público e, portanto, é abusiva e ilegal.
Quais são os problemas da publicidade infantil?
São Paulo – A publicidade infantil é nociva ao desenvolvimento da criança, não somente por abusar da deficiência de julgamento e de experiência da criança, mas também por ser, em si, propaganda enganosa. A avaliação é da coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda.
Quem fiscaliza as propagandas infantis?
Qual é a realidade da publicidade infantil no Brasil? No Brasil, contudo, a rígida fiscalização é uma maneira de permitir que as propagandas sejam veiculadas sem oferecer riscos aos menores. O Ministério Público recebe as eventuais denúncias e, então, as fiscaliza com base no que diz a legislação.
Quais são as regras da publicidade infantil?
Quais são as regras da publicidade infantil?
- nenhuma forma de publicidade infantil deve dirigir apelo imperativo de consumo diretamente à criança;
- a publicidade infantil não pode associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam práticas ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
Quando a propaganda infantil foi proibida?
Esse tipo de propaganda foi proibida no Brasil justamente por deixar as crianças desprotegidas. Uma lei vigente desde 2014 considera a publicidade infantil abusiva e proíbe a prática, mas agora o ministro Moro abriu uma consulta pública para rever essa regulamentação.
O Instituto Alana, referência no assunto por meio do programa Criança e Consumo, sinaliza outras consequências da publicidade infantil como a erotização precoce; a sustentabilidade, frente a um incentivo de consumo exacerbado; e o estresse familiar, com o endividamento por parte dos pais para atender ao desejo embutido …