Como fazer a cobranca de uma empresa?

Como fazer a cobrança de uma empresa?

Quem tem um negócio e precisa passar por isso sabe que a situação de cobrar um cliente (principalmente os atrasados) é quase sempre desconfortável….Como cobrar um cliente?

  1. Cobre, mas de forma educada.
  2. Tente uma abordagem impessoal.
  3. Facilite o pagamento.
  4. Entenda seu cliente.
  5. Entenda seus canais de comunicação.

Quanto tempo a empresa pode cobrar uma dívida?

5 anos
Os mais comuns são os serviços, como luz, água e telefone, além de cartões de crédito e planos de saúde. Esses débitos prescrevem em 5 anos. Depois desse prazo, o credor não pode mais acionar a Justiça para receber os valores devidos, nem deixar esse consumidor negativado.

Será que a sua dívida é vendida a uma empresa de cobrança?

Independentemente do que acontecer, se a sua dívida for vendida a uma empresa de cobrança, ela deixa de estar aberta perante o seu banco. Uma vez que a empresa de cobrança não é uma instituição financeira, então o seu nome tem de ficar limpo na lista negra do Banco de Portugal, sem registo de créditos em dívida.

LEIA TAMBÉM:   O que e o tratamento de imunoterapia?

Qual a diferença entre a empresa de cobrança e a dívida real?

Por outro, a empresa de cobrança ganha a diferença entre a dívida real (que lhe vai cobrar) e o valor pelo qual comprou essa dívida ao banco. O acordo é vantajoso para todos, menos para si.

Como cobrar uma dívida de que nunca ouviu falar?

Uma empresa de cobrança não pode simplesmente bater-lhe à porta e exigir um pagamento. A empresa tem de explicar de que dívida se trata, qual é a origem e o montante em falta. Se recusarem prestar-lhe essa informação, recuse pagar. Tal como faria se um desconhecido o abordasse na rua para cobrar uma dívida de que nunca ouviu falar.

Quais são os direitos das empresas de cobrança?

As empresas de cobrança podem ter abordagens mais ou menos agressivas, por isso é importante que saiba quais são os seus direitos e como se pode fazer valer deles. Basicamente, o negócio de uma empresa de cobrança consiste em comprar dívidas de terceiros para, em troca de uma comissão, aceitar cobrá-las.

A seguir, veja dicas para se sair bem em algumas circunstâncias, que podem te ajudar na hora da cobrança.

  1. Cobre, mas de forma educada.
  2. Tente uma abordagem impessoal.
  3. Facilite o pagamento.
  4. Entenda seu cliente.
  5. Entenda seus canais de comunicação.
  6. Organize-se para cobrar clientes.

Assim, quanto mais tempo uma dívida ficar pendente, menor vai ser o score. Passados os cinco anos, quando a cobrança sumir dos órgãos de crédito, pode ser que a pontuação sofra algum aumento, mas o histórico inadimplente ainda vai ser considerado.

Quais os tipos de dívidas que não prescrevem?

Resposta: De acordo com o Código Civil, o nome de uma pessoa só pode ficar por no máximo 5 anos no cadastro de inadimplentes. Este limite vale para cada uma das dívidas contraídas e não pagas. Isto também não significa que a dívida deixa de existir. Se o credor cobrar judicialmente a dívida, ela nunca irá prescrever.

Qual o prazo para a cobrança de uma dívida?

Caso uma pessoa contraia uma dívida, não pague o débito e a empresa lesada faça nenhum tipo de cobrança, a dívida poderá prescrever depois de alguns anos. A prescrição está prevista em legislação, como no caso do art. 205 do Código Civil, que traz os prazos para os mais diferentes tipos de dívidas.

Como cobrar uma empresa que não quer pagar?

PIX, DOC, TED e boleto bancário são algumas das formas que podem ser usadas. Quanto mais variedade a empresa oferecer, mais possibilidades o cliente terá para quitar a dívida. Além disso, às vezes a pessoa inadimplente não tem dinheiro suficiente para pagar à vista, mas pode parcelar por meio de cartão de crédito.

Tem como cobrar uma dívida na justiça?

Para cobrar uma dívida judicialmente é preciso ter a documentação em mãos e ingressar com um processo de cobrança, assim você poderá receber os valores na justiça e com juros e correção monetária. O devedor será intimado para pagar os valores e você poderá receber os valores.

Tem como cobrar uma dívida na Justiça?

Por que a cobrança de dívidas não é uma instituição financeira?

Da cobrança de dívidas que já nem sequer existem, ao assédio a amigos e familiares dos devedores, são várias as queixas dos consumidores que podemos encontrar na página da DECO e no Portal da Queixa. O problema é que uma empresa de cobrança não é uma instituição financeira e, por esse motivo, está fora do âmbito regulamentar do Banco de Portugal.