Como faco para despejar um inquilino?

Como faço para despejar um inquilino?

A medida correta por parte do locador é notificar o locatário, seja por qualquer meio, e se nada der certo, ingressar com uma ação de cobrança de aluguéis cumulado com despejo, ou só de despejo. A ação de despejo é a ÚNICA medida que pode obrigar o locatário a sair do imóvel.

Como faço para entrar com ação de despejo?

Para entrar com uma ordem de despejo o ideal é você procurar uma defensoria pública ou contratar um advogado especializado na Lei do Inquilinato. Feito isso, você deve reunir toda a documentação necessária e aguardar a decisão liminar ou sentença processual.

Será que o inquilino vai deixar o imóvel?

O inquilino é obrigado a deixar o imóvel, assim que ele sair, ele pode ser alugado novamente. Os contratos de locação nem sempre terminam dentro do prazo estipulado e como planejado, durante o processo podem surgir diversos imprevistos e um deles é uma ação de despejo.

Por que pode acontecer o despejo do inquilino?

Dentre todos os motivos que podem acontecer o despejo do inquilino, a mais comum é por falta de pagamento. Além do valor do aluguel, outras despesas são de obrigação do locatário, como os encargos (água, luz, IPTU e condomínio), seus pagamentos devem ser feitos no dia estabelecido no contrato.

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado do uivo dos caes?

Qual o prazo de desocupação do inquilino?

Com relação aos direitos, o inquilino não pode ser despejado sem que nenhuma das condições que se enquadram como esse tipo de ação aconteça. E mesmo assim, o prazo de desocupação é em média de 30 dias.

Quais os direitos e deveres do inquilino?

Quais os direitos e deveres do inquilino na ação de despejo? Todos os direitos e deveres do locatário estão estabelecidos na Lei do Inquilinato. Para que não haja problemas para nenhuma parte, o ideal é cumprir todas as obrigações previstas no contrato, como o pagamento do aluguel em dia, por exemplo.