Como evitar um infarto agudo do miocardio?

Como evitar um infarto agudo do miocárdio?

A prevenção está principalmente em reduzir os fatores geradores da aterosclerose, ou seja, evitar o tabagismo, controlar a hipertensão, os níveis glicêmicos (diabetes) e os lipídeos do sangue (colesterol e triglicerídeos).

Quais exames são utilizados para diagnosticar o IAM?

O ECG é o exame mais simples no diagnóstico do IAM, o primeiro a ser utilizado na chegada do paciente ao pronto atendimento, que junto a dosagem dos marcadores de lesão miocárdica auxiliam no diagnóstico e na diferenciação das causas de dor torácica (MISSAGLIA; NERIS; SILVA, 2013; ROCHA et al., 2012).

Como é o diagnóstico do infarto do miocárdio?

Diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio O diagnostico do IAM é feito por meio de exames físicos, em que o cardiologista analisa todos os sintomas descritos pelo paciente, além do eletrocardiograma, que é um dos principais critérios de diagnóstico do infarto.

Qual a causa dos enfartes do miocárdio?

A maioria dos enfartes do miocárdio é causada por coágulos que, por sua vez, resultam do processo de aterosclerose, que envolve estreitamento e rigidez das artérias. A presença de níveis elevados de triglicéridos e de colesterol LDL conduz à formação de placas no interior das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo.

LEIA TAMBÉM:   Qual o nome de quem mora na Antartica?

Quando ocorre o infarto agudo do miocárdio?

Popularmente conhecido como ataque do coração, o infarto agudo do miocárdio pode chegar de repente e levar o paciente à morte. Ele acontece quando há a obstrução de uma das artérias coronárias que irriga o coração.

Qual a taxa de mortalidade por enfarte do miocárdio?

Mesmo assim, estas patologias são ainda a principal causa de óbito em Portugal, e em todos os países europeus. Em 2011, a taxa de mortalidade por enfarte do miocárdio em Portugal foi de 24,2 casos por 100 mil habitantes, com 4366 mortes.