Índice
Como estruturar onboarding?
Como fazer o onboarding de novos funcionários?
- Deixe tudo claro na hora da contratação.
- Prepare a chegada.
- Crie um evento para receber o novo funcionário.
- Faça um tour pela empresa.
- Apresente o setor de trabalho.
- Organize o ambiente de trabalho.
- Escolha um funcionário para auxiliar.
- Aplique um treinamento personalizado.
O que é o processo de onboarding nas empresas?
Para entender o que é onboarding, podemos começar pelo termo. Traduzido significa “a bordo” ou “embarcar”. Trata-se, portanto, de um processo de integração de novos membros em uma empresa. Deste modo, o novo colaborador fica familiarizado com a missão e os valores da empresa de forma mais eficiente.
Quanto tempo dura o processo de onboarding?
Não existe um tempo determinado para que um onboarding ocorra — em algumas empresas, dura uma semana, já em outras um mês. Tudo dependerá da proporção da organização e da quantidade de informação que o colaborador precisará reter nesse primeiro momento.
Onde começa o onboarding?
O processo de onboarding começa antes mesmo do primeiro dia de um novo funcionário. Um processo de integração bem sucedido inicia já durante o recrutamento e a contratação.
Qual a importância do onboarding?
Reduz a ansiedade no trabalho E ela pode começar no primeiro dia, se não houver um processo de onboarding adequado. Por isso, ter esse processo implementado ajuda os novos funcionários a se adaptarem e se sentirem bem no trabalho mais depressa, evitando problemas psicológicos que possam afetar seu dia-a-dia na empresa.
Como avaliar o processo de onboarding?
6 indicadores de onboarding para mensurar a efetividade da estratégia
- Índice de presença. O primeiro da nossa lista de indicadores de onboarding é o índice de presença.
- Turnover. Nossa segunda dica é a avaliação do índice de turnover — ou índice de desistência.
- Feedback.
- Aproveitamento.
- Produtividade.
- Velocidade do ramp up.
Como elaborar um programa de integração?
Quais conteúdos podem ser abordados no programa de integração?
- Missão, visão e valores da empresa.
- História e cultura da empresa.
- Organograma, departamentos e processos.
- Cargos e funções dos membros do time.
- Responsabilidades do RH.
- Política de benefícios.
- Plano de carreira.
- Apresentação da estrutura física.