Como e uma casa estilo colonial?

Como é uma casa estilo colonial?

A casa colonial é o retrato do estilo arquitetônico difundido no período da colonização no Brasil, onde os materiais e o processo de construção apresentam identidades específicas e marcantes. As casas feitas com varanda, beirais, colunas e paredes de taipa de pilão, pau a pique ou tijolos são um exemplo disso.

Quais são as construções do período colonial?

Em termos de tipologia volumétrica, as principais categorias de construções coloniais civis são as de telhado de meia-água (ranchos, cozinhas), de duas águas (muito comum em cidades), de quatro águas (construções de maior porte, como pavilhões, casas-grandes, equipamentos públicos) e claustros (idem).

Quais são os estilos de casas?

7 estilos de arquitetura residencial

  • 1- Arquitetura Clássica.
  • 2- Arquitetura Moderna.
  • 3- Arquitetura mediterrânea.
  • 4- Arquitetura Tropical.
  • 5- Arquitetura Minimalista.
  • 6- Estilo Americano.
  • 7- Arquitetura Escandinava.
LEIA TAMBÉM:   O que e a palavra gemelar?

Qual o sistema mais comum para os telhados no período colonial?

São onstruções sempre de taipa de pilão e telhados de barro, sendo que o espaço abaixo do telhado era aproveitado como depósito ou mesmo como abrigo de serviçais. Quanto à casa urbana térrea, elas eram alinhadas pela divisão frontal e geminadas nos dois lados.

O que significa estilo colonial?

O estilo colonial diz respeito a toda estética estabelecida pelos europeus nos países que eles colonizaram. Com o tempo, a mistura dos costumes dos povos nativos com as tradições dos colonizadores fez surgir esse estilo que é rico em personalidade e detalhes.

O que é sobrados coloniais?

O sobrado, no Brasil Colonial, era uma habitação de dois ou mais pavimentos que possuía espaço “sobrado” ou “ganho” devido à presença de pelo menos um soalho suspenso.

Quais as primeiras construções do período colonial brasileiro?

A primeira fortificação de que se tem registro no Brasil foi o Fortim de São Tiago da Bertioga, datando de 1532. Era de início uma simples paliçada de madeira, mais tarde reformado em alvenaria, adquirindo sua configuração atual e recebendo o nome de Forte de São João.

LEIA TAMBÉM:   Porque devemos fazer um planejamento financeiro e nao contar com a sorte?

Como era as casas em 1500?

As casas coloniais são exemplos dessa influência. Elas remetem ao nosso processo de colonização, que vai de 1500 a 1830, tanto no interior quanto nos centros urbanos. As casas costumavam ter de um a três pavimentos, varanda, colunas, beirais e telhas de barro numa cobertura de várias águas para auxiliar no escoamento.

Quais os tipos de fachadas existentes?

Quais os tipos de serviço de fachada existentes?

  1. Granito e Mármore. A limpeza em fachadas feitas de granito e mármore tende a ser mais simples, pois se trata de material de dura resistência.
  2. Vidros.
  3. Polimentos de Caixilhos de Alumínio.

Para que era usado o andar superior do sobrado colonial?

Neste tipo de habitação urbana, o pavimento térreo era utilizado como loja ou para acomodação dos escravos e animais, enquanto os pavimentos superiores eram destinados a escritórios e armazéns, alcovas e cozinha.

O que é galbo arquitetura?

Beirais e beiras A forma característica de mudança de inclinação das águas, que tem o nome de galbo, tinha a finalidade de projetar a água para mais distante. A peça de madeira que propicia e execução do galbo chama-se contrafeito.