Como e formado o substantivo masculino de menina?

Como é formado o substantivo masculino de menina?

Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a. Na indicação de nomes de seres vivos o gênero da palavra está ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino.

Que palavras estão no masculino e no feminino?

Bode – cabra.

  • boi – vaca.
  • carneiro – ovelha.
  • cavaleiro – amazona.
  • cavalheiro – dama.
  • cavalo – égua.
  • genro – nora.
  • homem – mulher.
  • Como é formado o masculino do substantivo?

    Ouça este artigo: Na língua portuguesa há dois gêneros: o masculino, antecedido pelo artigo “o”; e o feminino, antecedido pelo artigo “a”. Os substantivos podem ser biformes e uniformes. Grande parte dos substantivos terminados em -o (forma masculina), mudam para -a (forma feminina).

    Como se forma o feminino dos substantivos terminados em eu?

    Conclua: Como se forma o feminino dos substantivos terminados em -eu? Resposta: Substitui-se a terminação -eu por -eia. b. Entre os substantivos terminados em -eu, judeu é exceção, pois seu feminino não segue a regra de formação dos que terminam assim.

    LEIA TAMBÉM:   Quantos dias leva para compensar cheque administrativo?

    Qual o feminino dos substantivos?

    Formação do feminino dos substantivos biformes. 1) Substantivos terminados em –o átono formam o feminino ao substituir a desinência por –a. Exemplos: gato – gata, lobo – loba, menino – menina. 2) Substantivos terminados em consoantes formam o feminino com o acréscimo do –a.

    Qual é o modo de formar o feminino dos substantivos?

    Grande parte dos substantivos terminados em -o (forma masculina), mudam para -a (forma feminina). Os substantivos terminados em -ão (forma masculina) podem passar para -ã, -oa ou ainda para -ona na forma feminina. Na maioria dos substantivos terminados em -or (forma masculina) acrescentamos -a na sua forma feminina.