Índice
Como é feito o processo de industrialização do leite?
O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.
Como ocorre a produção de leite na vaca?
O leite é produzido pelas glândulas mamárias das vacas, que recebem também o nome de úbere. Tais glândulas são compostas por um grande número de células responsáveis pela secreção do leite.
Quais as etapas de beneficiamento do leite?
O beneficiamento do leite envolve uma série de operações que visam assegurar o padrão de qualidade do produto em um período de conservação mais longo. Estas operações incluem a filtração, o resfriamento, o desnate e padronização da gordura, a pasteurização e o acondicionamento.
O que é o processo de homogeneização do leite?
A homogeneização é o processo que consiste em passar o leite à pressão através de um aparelho semelhante a um coador com buracos muito pequenos, reduzindo então o Tamanho dos glóbulos graxos, evitando portando a separação da gordura.
Como é feito o processo de pasteurização do leite?
A pasteurização é um processo no qual o alimento é aquecido a uma determinada temperatura, durante um determinado período de tempo e, logo em seguida, resfriado a uma temperatura muito inferior à anterior. Com o aquecimento e o resfriamento, os micro-organismos presentes no alimento são eliminados.
Como é o processo do leite UHT?
Leite UHT é o leite que foi processado em temperatura ultra-alta (UHT). A esterilização é feita por meio do aquecimento rápido do leite a uma temperatura de pelo menos 135 °C, mantendo-o nessa temperatura por alguns segundos, e a seguir resfriando rapidamente até a temperatura ambiente.
Quais são as etapas do processamento do leite condensado?
Além disso, o RIISPOA também define as etapas de fabricação do leite condensado, as quais são: seleção do leite, padronização dos teores de gordura e de sólidos totais, pré-aquecimento, adição de xarope (solução de glicose ou sacarose), condensação, refrigeração, cristalização e envase (BRASIL, 2017).
Quais os tipos de beneficiamento por aquecimento do leite?
Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. Nesse caso, a temperatura precisa obedecer a esse binômio para garantir a inocuidade do leite; Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.
Quais as vantagens do mecanismo de homogeneização do leite?
A homogeneização primeiramente rompe os glóbulos de gordura em glóbulos muito menores. Em consequência disso, diminui a tendência de aglomeração dos glóbulos e coalescência. Essencialmente, todo leite homogeneizado é produzido por meio mecânico, sendo forçado a passar através de um pequeno orifício a alta velocidade.
Quais as etapas da pasteurização?
A pasteurização pode ser feita através de dois métodos: Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.