Como e feito o procedimento de laparoscopia?

Como é feito o procedimento de laparoscopia?

A laparoscopia consiste em que o médico faça uma pequena incisão na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz o laparoscópio (aparelho por meio do qual irá visualizar e tratar a região abordada), que consiste em um fino tubo de fibras óticas, através do qual pode visualizar os órgãos internos e fazer …

Quais as principais indicações da videolaparoscopia?

As principais indicações da laparoscopia são o tratamento de:

  • Endometriose;
  • Miomas;
  • Alterações nas tubas uterinas;
  • Doenças inflamatórias;
  • Cistos ovarianos;
  • Dor abdominal sem causa aparente.

Quais são as vantagens e desvantagens da laparoscopia em relação a laparotomia?

Geier, 2004 Vantagens da laparoscopia são menor dor pós-operatória, mais estética na cicatrização, menor disfunção pulmonar, deambulação precoce e um menor tempo de internação. Principalmente na 12º hora de pós- operatório a vantagem em relação a laparotomia são significantes.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar aquelas massinhas da garganta?

Como funciona o procedimento videolaparoscopia?

É a cirurgia minimamente invasiva do abdômen e seus órgãos internos. A videolaparoscopia é uma técnica que realiza procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

O que são portais na videolaparoscopia?

Na cirurgia tradicional “aberta”, o cirurgião usa uma única incisão para entrar no abdômen. Na cirurgia laparoscópica, ele utiliza várias incisões de 0,5cm a 1,0cm para realizar o procedimento. Cada incisão é chamada de “portal”.

Quais as desvantagens da videolaparoscopia?

O risco de maior gravidade é a perfuração de órgãos como o intestino, estômago, aorta, etc., ou a ocorrência de hemorragias abdominais ou de peritonites. Ademais, produz algum desconforto em razão da distensão abdominal que acarreta e pode gerar hemorragia vaginal, problemas respiratórios e arritmias cardíacas.

Quais as vantagens e desvantagens da laparoscopia?

Vantagens e desvantagens da laparoscopia

  • Permite operar através de incisões mais pequenas, milimétricas, fazendo com que haja uma diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório.
  • O risco de hemorragia é menor, diminuindo também a probabilidade de ser necessária uma transfusão.
LEIA TAMBÉM:   Quais sao os antifungicos utilizados para combater a contaminacao de pecas e sua deterioracao pela acao de fungos e bacterias?

O que comer depois de uma videolaparoscopia?

Na dieta pastosa os alimentos permitidos são: sopa (não precisa ser batida), carnes, frangos e peixes devem estar na forma moída ou desfiada, purês, arroz pastoso, feijão batido ou o caldo. Mingais também estão inclusos, assim como as frutas cozidas em forma de papas.

Qual a função da laparoscopia?

A laparoscopia ou videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo indicado para o tratamento de diversas patologias que afetam os órgãos da região abdominal. É realizada com o auxílio do laparoscópio, instrumento dotado de uma câmera e foco de luz desenvolvido para orientar o cirurgião durante o procedimento.

Qual a duração de uma laparoscopia?

No geral, o tempo de duração de uma laparoscopia varia entre 30 minutos e 10 horas. Vamberto Maia Filho conta que é necessário analisar algumas características do paciente que podem aumentar as chances de risco do procedimento, como:

Como funciona a laparoscopia?

É também eficaz no detectar de malformações uterinas e de varizes pélvicas. A laparoscopia tende a ser utilizada para uma série de finalidades, sendo que atua basicamente no diagnóstico e no tratamento de enfermidades da região do abdômen. O exame exige que o paciente tome anestesia geral e passe um dia internado no hospital.

LEIA TAMBÉM:   Porque leite em po faz mal?

Como é feito o laparoscópio?

Chamado de laparoscópio, ele é introduzido através do umbigo e direcionado para a região desejada. Pode haver certa distensão abdominal, algumas cicatrizes permanentes, infecções e hematomas. É preciso escolher bem o local onde será realizada e o profissional que irá levar o procedimento a diante.

Por que a laparoscopia é menos invasiva?

Esse procedimento é considerado seguro e, além disso, apresenta uma recuperação rápida em relação às cirurgias tradicionais, justamente por ser menos invasiva. Por ser minimamente invasiva, a mulher que passa por uma laparoscopia geralmente recebe alta em menos de 24 horas e já pode voltar às atividades diárias em poucos dias.