Como e dividida a estrutura morfologica dos fungos?

Como é dividida a estrutura morfológica dos fungos?

MORFOLOGIA MACROSCÓPICA Macroscopicamente, os fungos podem ser divididos em dois grandes grupos: os bolores, que apresentam uma colônia filamentosa, e as leveduras, que apresentam em geral, uma colônia cremosa.

Quais os representantes dos ascomicetos?

Zigomicetos, Basidiomicetos e Deuteromicetos.

Quais são os esporos dos ascomicetos?

Os ascomicetos são fungos do filo Ascomycota (grc. άσκός= tubo; μύκης= fungo) que produzem seus esporos (ascósporos) em esporângios específicos chamados ascos.

O que constitui um fungo Dimorfico?

Os fungos dimórficos são fungos que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa, ou como levedura. Um exemplo é Penicillium marneffei: À temperatura ambiente, desenvolve-se como um bolor. À temperatura corporal, desenvolve-se como uma levedura.

Quais as características do grupo ascomicetos?

Ascomicetos (65.000 espécies): Os fungos do filo Ascomycota são encontrados em ambientes marinhos, de água doce e terrestre. Sua principal característica é ter seus esporos formados em ascos. Cada indivíduo pode possuir mais de um asco, que pode unir-se a outros, formando o ascocarpo (corpo de frutificação).

LEIA TAMBÉM:   Quando Martin Luther King se tornou pastor em uma igreja?

Quais os tipos de Ascomas encontrados em ascomicetos?

As hifas dicarióticas formam um corpo de frutificação chamado ascoma, que, no caso de ser macroscópico, pode apresentar três formas: apotécio, cleistotécio e peritécio. No ascoma, na região do himênio, ocorrerá a cariogamia e formação do zigoto nas células em forma de gancho, que passam a ser chamadas ascos.

Como se divide os fungos?

Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. A grande maioria das espécies é decompositora, embora existam espécies parasitas de protistas, fungos, animais e plantas.