Como dimensionar um sistema de aquaponia?

Como dimensionar um sistema de aquaponia?

Esquema de dimensionamento simplificado para aquaponia. Se você quiser o infográfico completo, deixe um comentário! Se você usa cama de cultivo em cascalho, plantas não exigentes demandam cerca de 10 gramas de ração por metro quadrado por dia (g/m²/d), e as plantas exigentes 20 g/m²/d.

Como é realizado o processo de aquaponia?

No sistema de Aquaponia, a fonte de nutrientes vem do cultivo dos peixes, onde a água passa por um processo de filtragem e vai para a irrigação das plantas, não sendo necessário o uso de fertilizantes químicos. No processo de produção não utiliza agrotóxicos, a produção dos alimentos é segura e de alta qualidade.

Qual a faixa de pH mais adequada na aquaponia?

Por outro lado, a maioria das plantas cultivadas em hidroponia cresce melhor em pH entre 5,5 e 6,5. Já para a maioria das espécies peixes de água doce de interesse econômico e que podem ser utilizados num sistema aquapônico, o pH ideal encontra-se entre 7,0 e 9,0.

LEIA TAMBÉM:   Quais os impactos da globalizacao sobre o Estado?

O que é e como começar um sistema Aquapônico?

A aquaponia é um sistema sustentável de criação de peixes (piscicultura) integrado com um cultivo hidropônico. Animais e vegetais são criados ao mesmo tempo e de forma colaborativa. Na aquaponia, a água do aquário de peixes, cheia de restos de comida e detritos, circula até a mesa de cultivo de hortaliças.

Quais as faixas de pH ideal para as plantas absorverem os nutrientes?

As plantas só podem absorver nutrientes hidropônicos quando o pH está dentro da faixa ideal, que geralmente está entre 5,8-6,5.

Quais os nutrientes que podem necessitar de Suplementacao em aquaponia?

Fazer uma suplementação de cálcio, potássio e ferro. O cálcio e o potássio já são normalmente suplementados devido ao uso do hidróxido de cálcio e hidróxido de potássio para manutenção do pH. Porém, é preciso adicionar ferro quelado na concentração de 2 mg L-1.

Quais os benefícios da aquaponia?

A aquaponia promove reaproveitamento integral do efluente, evitando, assim, a descarga de resíduos no meio ambiente, preconiza a não utilização de defensivos químicos e a redução na utilização de fertilizantes químicos, aumentando a segurança alimentar dos produtos comercializados.