Como deduzir doacões no imposto de renda pessoa juridica?

Como deduzir doações no imposto de renda pessoa jurídica?

Neste caso a pessoa jurídica poderá deduzir o valor das doações ou patrocínios como despesa dedutível do Lucro Real, e diretamente do IRPJ devido respeitando o seguinte limite: a) 40\% do somatório das doações; b) 30\% do somatório dos patrocínios.

Quais despesas podem ser deduzidas no imposto de renda pessoa jurídica?

O que pode ser deduzido do Imposto de Renda de pessoa jurídica?

  • Gratificações pagas aos funcionários.
  • Custos com capacitação e treinamento dos funcionários.
  • Gastos com saúde.

O que deduz imposto de renda PJ?

A dedução no imposto de renda para empresa no lucro real devem considerar as regras básicas de despesas dedutíveis que mostramos acima. Ou seja, as despesas devem ser incorridas, usuais e normais e necessárias à manutenção das atividades da empresa.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece com uma empresa que tem falencia decretada?

Será que a doação é dedutível?

Doação é dedutível? A resposta, infelizmente, é NÃO! Não bastam as boas ações para garantir a dedução do imposto de renda, é necessário que a doação esteja amparada na lei de incentivo. Cotidianamente vemos as pessoas que fazem doações, ficarem com a dúvida:

Qual a dedução das doações efetuadas?

Cabe observar que o valor correspondente às doações efetuadas não é dedutível como despesa operacional na determinação do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido. A dedução se aplica inclusive ao imposto determinado com base no lucro estimado, calculado com base na receita bruta e acréscimos.

Como são feitas as doações do imposto de renda?

As doações são feitas em conta vinculada ao órgão público que fará o repasse para a entidade e, desta forma, será dedutível do imposto de renda do doador.

Qual a dedução a título de doações ou patrocínios?

A dedução a título de doações ou patrocínios de que tratam acima não poderá exceder isoladamente a 4\% do imposto devido, antes do adicional, com base: (i) no lucro real trimestral e (ii) no lucro real apurado no ajuste anual.