Como declarar veiculo antigo no Imposto de Renda?

Como declarar veículo antigo no Imposto de Renda?

Se o veículo financiado tiver sido adquirido antes de 2020, informe no campo “Situação em 31/12/2019” o valor declarado para esta data no ano anterior. No campo “Situação em 31/12/2020”, deve constar o valor informado no campo “Situação em 31/12/2019” acrescido das parcelas pagas em 2020.

Como declarar carro do casal no Imposto de Renda?

Para isso, abra um item na ficha de Bens e Direitos, código 99 (outros bens e direitos), explique a situação e informe o nome e CPF do cônjuge ou companheiro na “Discriminação” e deixe os valores zerados. Veja como declarar imóveis no IR 2021.

Tem como financiar carro e colocar no nome de outra pessoa?

É possível transferir o seu financiamento para outra pessoa sim. Esse procedimento se chama cessão de direito. Para conseguir aprovação do banco, a ficha da pessoa que você pretende transferir o financiamento deve ser equivalente ou melhor que a sua (aqui já falamos sobre critérios usados pelos bancos e financeiras).

LEIA TAMBÉM:   Como saber quando chega o leite da Prefeitura?

Como declarar veículo vendido no Imposto de Renda 2021?

Quem tem um carro, moto ou qualquer outro veículo motorizado precisa informar essa propriedade na sua declaração de imposto de renda 2021. Neste caso, basta ir até a ficha de Bens e Direitos e clicar no código 21, que é referente a veículo automotor terrestre.

Será que uma viatura de passageiros pode ser um veículo comercial?

A excepção segundo percebi, teria de ser um veículos comercial? Não é bem assim. Uma viatura de passageiros pode ser afecta a uma atividade (quantas empresas têm carros topos de gama de passageiros?). Só que esses veículos por causa do seu tipo podem facilmente criar abusos, em que usam-na particularmente e afectam a compra e as despesas à empresa.

Posso deduzir despesas com transportes coletivos?

Se estiver no regime simplificado e ultrapassar os 27 mil euros por ano poderá justificar e deduzir, por exemplo, despesas com transportes e combustíveis. Deve ter portanto em conta que, para efeitos de deduções no IRS só são consideradas as despesas relacionadas com a aquisição de passes mensais para utilização de transportes públicos coletivos.

LEIA TAMBÉM:   O que aconteceu com o Porta-voz do presidente?

Por que o IVA é dedutível em carros a combustão?

Se for um carro a GPL, 50\% do IVA é dedutível. Para carros a combustão, a dedução do IVA em carros ligeiros de passageiros só é possível quando a área de negócio está relacionada o sector automóvel como por exemplo taxistas, aluguer de viaturas, escolas de condução, etc. Em relação a carros usados não sei quais as condições.

Quais são as despesas do automóvel?

Portagens, combustíveis e seguros representam, para quem tem automóvel, uma grande fatia das despesas mensais ou anuais. Por isso, é normal que os contribuintes peçam fatura destes produtos e serviços e esperem que, quando chega a altura de entregar a declaração de IRS, essas despesas surjam e entrem nas deduções.