Índice
Como declarar Imposto de Renda após casamento?
Quando pessoas casadas declaram em separado, os bens comuns do casal (adquiridos a título oneroso na constância do casamento, no caso de comunhão parcial de bens, e todos os bens, no caso de comunhão universal) podem ser declarados 50\% na declaração de cada um ou 100\% na declaração de apenas um dos dois.
Como fazer declaração conjunta de Imposto de Renda 2021?
A simulação pode ser feita no próprio Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda. Primeiro, se faz a declaração de cada cônjuge separadamente e, depois, faz uma em conjunto. Em seguida, se avalia qual das opções oferece o maior valor a ser restituído, ou o menor valor de imposto a ser pago.
Como fazer a declaração separadamente?
• Fazer a declaração separadamente, dividindo os dependentes entre as declarações; • Declarar separadamente, informando os dependentes apenas em uma das declarações. Para casais com despesas dedutíveis muito altas, a declaração em conjunto pode ser mais interessante, já que o abatimento será feito sobre a renda somada.
Qual a deduzir da tributação separada?
Os casados ou unidos de facto que optem pela tributação separada podem deduzir 15\% das despesas com rendas suportadas por si e ainda 7,5\% das despesas dos dependentes, com o limite de € 251. Dedução: 15\% dos juros de crédito pagos ao abrigo de contratos realizados até 31 de dezembro de 2011.
Quais são as deduções do imposto de renda?
Mensalidade da escola e gastos com consultas médicas são deduções conhecidas no Imposto de Renda, mas há algumas outras menos usadas, como cirurgias plásticas, massagens e dentaduras. Clique nas imagens acima para conhecer algumas dessas deduções diferentes, que podem aumentar sua restituição a receber ou reduzir seu imposto a pagar Imagem: iStock
Qual a melhor forma de declarar?
Para determinar a melhor forma de declarar, o caminho é fazer simulações de declarações em conjunto e em separado e entender em qual situação existe maior vantagem fiscal para o casal. Quando um casal escolhe declarar em conjunto, um será o titular da declaração e o outro cônjuge irá aparecer como dependente.