Como contribuem as despesas com saude no IRS?

Como contribuem as despesas com saúde no IRS?

As despesas tidas com saúde contribuem para deduções no IRS em 15\% até um montante máximo de mil euros. Estas despesas englobam consultas, intervenções cirúrgicas, internamentos hospitalares, tratamentos, medicamentos, próteses, aparelhos ortodônticos, óculos e armações e seguros de saúde.

Quando devem ser consultadas as despesas no IRS?

Depois, até 15 de março, podem ser consultadas no Portal das Finanças, numa nova página pessoal, que agrega todas as despesas. Os contribuintes podem ainda apresentar, ou corrigir, despesas quando preencherem o IRS, entre 1 de abril e 30 de junho.

Quais são os estudantes deslocados no IRS?

São considerados estudantes deslocados todos os que tenham menos de 25 anos de idade e que frequentem um estabelecimento de ensino a mais de 50 quilómetros da residência permanente do agregado familiar. Para abater estes encargos no IRS é necessário ter um contrato de arrendamento.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo um Recem-nascido pode ficar sem leite?

Quem tem direito a desconto no IRS?

Dão direito a desconto no IRS as despesas com apoio domiciliário, lares e outras instituições de apoio à terceira idade relativas aos contribuintes, dependentes, ascendentes e familiares até ao 3.º grau que não possuam rendimentos superiores ao salário mínimo nacional. As pensões de alimentos pagas aos filhos podem ser abatidas ao imposto a pagar.

Quais são as deduções do imposto de renda?

As despesas com educação, saúde, lares, pensões de alimentos, IVA mediante comprovativo de fatura, imóveis e despesas gerais familiares são algumas das deduções que podem ser feitas para ajudar a diminuir o valor deste imposto, chegando a ter um impacto significativo na sua carteira.

Por que as pensões de alimentos são dedutíveis?

As pensões de alimentos fixadas por sentença ou acordo judicial podem ser dedutíveis em IRS até 20\% dos montantes pagos e que não foram reembolsados. Há ainda um benefício fiscal correspondente à dedução de uma percentagem do IVA suportado em despesas de diversos setores de atividade.

LEIA TAMBÉM:   Quanto cobrar por uma sessao de fotos de casamento?

Como são dedutíveis as despesas de saúde fora do território português?

Note que despesas de saúde suportadas fora do território português são igualmente dedutíveis, desde que o sujeito passivo insira os respetivos dados da fatura ou de documento equivalente no portal e-fatura. Relembramos que as despesas com máscaras respiratórias e gel desinfetante são igualmente dedutíveis (sujeitas à taxa reduzida de IVA).

Qual o impacto da baixa médica no IRS?

Neste artigo exploramos a questão da baixa médica e o impacto que tem no IRS e na respetiva declaração. A baixa médica faz parte de um conjunto de apoios, prémios e rendimentos que não estão sujeitos a IRS, por várias razões. No caso da baixa médica, trata-se de um apoio social isento.

Qual a dedução de despesas de saúde?

As despesas de saúde também dão direito a dedução no IRS, independentemente da taxa de IVA. Nesta categoria, é possível deduzir 15\% dos valores pagos, até um limite máximo de 1 000 euros, por agregado familiar. A dedução de despesas de saúde abrange um conjunto alargado de encargos.