Como contabilizar a compra de fundo de comercio?

Como contabilizar a compra de fundo de comércio?

O Fundo de Comércio, quando é apenas avaliado, geralmente não é contabilizado, mas sempre haverá registro contábil quando for efetivamente pago de alguma forma: em dinheiro ou mediante qualquer outro bem ou direito de valor.

O que é aquisição do fundo de comércio?

O que compõe a aquisição do Fundo de Comércio é a continuidade das atividades da mesma unidade econômica sob outra composição social, o conjunto de bens corpóreos (objetos do local como cadeiras, mesas, computadores, etc.) e bens incorpóreos (contratos, marcas, patentes, ponto, nome, etc.).

Como lançar deságio na contabilidade?

O ágio ou deságio, a que se referem as letras “a” e “b”, deverão ser enquadrados conforme o fundamento econômico, devendo ser registrado de modo idêntico a um investimento inicial que seja avaliado pelo método de equivalência patrimonial.

LEIA TAMBÉM:   O que citar na redacao?

Como tributar à venda de ponto comercial?

Regra geral, a tributação sobre a venda de quotas/ações na pessoa física é 15\% (para ganhos até cinco milhões de reais) e poderá chegar até 22,5\%, sobre a diferença entre o valor de venda e o valor de custo (declarado no IR da pessoa física).

Como deve ser contabilizado o fundo de comércio?

Surgiu uma polêmica numa sala de aula a respeito de como deve ser contabilizado o Fundo de Comércio. A primeira conclusão a que chegaram os debatedores foi a de que o Fundo de Comércio deve ser registrado no Ativo Permanente no subgrupo Investimentos.

Por que o adquirente deve reconhecer antes da aquisição da empresa?

Portanto, o adquirente deve reconhecer na data da aquisição, separadamente do ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) apurado em uma combinação de negócios, um ativo intangível da adquirida, independentemente de o ativo ter sido reconhecido pela adquirida antes da aquisição da empresa.

Como são contabilizados os bens intangíveis adquiridos?

São contabilizados apenas os bens intangíveis adquiridos, ou seja, aqueles pelos quais foram pagos valores em dinheiro.

LEIA TAMBÉM:   Qual a taxa de antecipacao da SafraPay?

Qual a universalidade do Fundo de comércio?

Para alguns doutrinadores, o fundo de comércio é uma universalidade de direito, mas tal classificação não é válida no direito brasileiro, uma vez que a universalidade de direito somente se constitui por força de lei. Tal é o caso da herança, do patrimônio que foi do falecido, antes de efetuada a partilha aos respectivos herdeiros.