Índice
Como calcular o volume de um cubo de 5 cm?
Volume do Cubo: Fórmula e Exemplos
- O volume do cubo é a medida correspondente ao espaço interno do cubo.
- Lembrando que o cubo possui 12 arestas, 8 vértices e 6 faces.
- Portanto, o volume do cubo é calculado considerando a largura, o comprimento e a altura.
- V = a .
- V = a³
- Exemplo:
- V = a³
- Então: V = 5³ = 125 cm³
Quanto vale o volume de um cubo de aresta 4 cm?
Exemplo: Qual o volume de um cubo de aresta 4 cm? Fórmula: V = a³ , então V = 4³ = 4 ∙ 4 ∙ 4 = 64 cm³ Resposta: A medida do volume do cubo é de 64 cm³.
Qual é o volume do cubo de 10cm?
1000 cm³
Dado um cubo de 10 cm de aresta, determine quantas bolinhas de diâmetro igual a 1cm ele comporta. Resolução: De acordo com o que foi demonstrado, temos que o volume total do cubo corresponde a: V = 10cm * 10cm * 10cm = 1000 cm³.
Como descobrir o valor da aresta de um cubo?
Para isso, é necessário perceber que área da base de um cubo é semelhante a aresta de um quadrado. Logo, para identificar a aresta do cubo basta descobrir a medida do lado desse quadrado.
Como calcular o volume do cubo?
Para calcular o volume do cubo basta multiplicar suas arestas três vezes. Isso porque elas estão relacionadas com o comprimento, a largura e a profundidade (ou altura) da figura: V = a.
Como calcular o cubo?
Fórmula: Como Calcular? Para calcular o volume do cubo basta multiplicar suas arestas três vezes. Isso porque elas estão relacionadas com o comprimento, a largura e a profundidade (ou altura) da figura: V = a .
Qual o diâmetro de um cubo de 10 cm de aresta?
Dado um cubo de 10 cm de aresta, determine quantas bolinhas de diâmetro igual a 1cm ele comporta. Resolução: De acordo com o que foi demonstrado, temos que o volume total do cubo corresponde a: V = 10cm * 10cm * 10cm = 1000 cm³. Como a bolinha possui diâmetro medindo 1cm, podemos formar as arestas do cubo com 10 bolinhas enfileiradas.
Qual o comprimento de um quadrado?
Um quadrado é um quadrilátero equilateral no qual cada ângulo é de 90 °. Para encontrar a área (S), multiplique seu comprimento (l) por sua largura (b). Como nesta figura o comprimento e a largura são iguais, basta conhecer uma das quantidades.