Como as relacões comerciais estabelecidas no Nafta podem afetar o desenvolvimento da economia mexicana?

Como as relações comerciais estabelecidas no Nafta podem afetar o desenvolvimento da economia mexicana?

Os pactos regionais como o Nafta podem aumentar a interdependência e diminuir a assimetria em um relacionamento. Ao concordarem em interligar sua economia com a do México, os Estados Unidos assumiram alguns dos compromissos financeiros da economia mexicana juntamente com os benefícios de maior acesso.

Quais as consequências do NAFTA?

O NAFTA também facilitou a integração em várias camadas das cadeias de suprimentos dos EUA, México e Canadá. Além disso, o NAFTA tem sido a âncora fundamental para as reformas que fazem do México uma economia mais moderna e uma sociedade mais aberta”.

Quais são os seus principais impactos para os países-membros NAFTA?

LEIA TAMBÉM:   Como se comporta o palato mole durante a degluticao?

Portanto, a atuação do país nesse bloco econômico se faz, principalmente, no sentido de aumentar suas exportações e utilizar um amplo mercado consumidor existente. Além disso, com o Nafta, os Estados Unidos reduziram consideravelmente os seus custos com importações de matérias-primas e de produtos industriais de base.

Qual é a importância da nafta?

Em geral, são acordo entre blocos econômicos para facilitar algumas transações comerciais, exportação e reduzir impostos. Sendo assim, o NAFTA acaba fortalecendo a relação entre os países membros, além de consolidar o livre comércio.

Porque o NAFTA representa dependência econômica para o México e domínio econômico para os EUA?

Entre as características do Nafta, a que mais se destaca é a elevada desigualdade econômica entre os seus países-membros. Elas se aproveitam do baixo custo da mão de obra mexicana para reduzir os custos de produção, além da proximidade entre os dois países, o que barateia os gastos com transporte.

Quanto Custa o comércio entre os países do NAFTA?

O comércio entre os países do Nafta totalizou US$ 477 bilhões em 1997, 13\% a mais que em 1996. Entretanto, a falta de infra-estrutura adequada para o transporte de produtos (como o número insuficiente de pontes, ferrovias e portos nas fronteiras entre os países) provoca prejuízos e gastos adicionais de até US$ 2,5 bilhões por ano.

LEIA TAMBÉM:   O que e Teoria da troca desigual?

Qual a posição do México no NAFTA?

No entanto, a posição do México no NAFTA tem levantado questionamentos. Embora tenha ocorrido um crescimento nas exportações mexicanas, a dependência econômica do México em relação aos Estados Unidos só tem crescido. Mais de 80\% das exportações mexicanas destinam-se ao vizinho Estados Unidos e quase 70\% do que o país importa também vem dos EUA.

Quais os objetivos do NAFTA?

Ao contrário de alguns outros acordos, como a União Europeia, o Nafta não permitia a livre circulação de pessoas, mas sim de bens e produtos, findando as barreiras comerciais entre os países e unindo seus interesses a fim de ampliar o mercado e aumentar a produtividade. Os principais objetivos do Nafta eram:

Quais são as razões do NAFTA?

As razões econômicas do NAFTA são de fácil compreensão, se considerarmos que o comércio com os EUA representa cerca de 70\% do comércio externo do Canadá, que 80\% das importações mexicanas originam-se nos EUA e que o Canadá e o México são o primeiro e o terceiro parceiros comerciais dos EUA. COMO E POR QUE SURGIU O NAFTA?