Como acabar com a hiperplasia gengival?

Como acabar com a hiperplasia gengival?

O tratamento da hiperplasia gengival medicamentosa é feito através de higiene oral, suspensão do medicamento e cirurgia, dependendo do caso. Uma boa higiene oral não diminui o crescimento da gengiva, mas pode controlar a inflamação e diminuir a dor e o sangramento.

Como ocorre a hiperplasia gengival?

Hiperplasia por placa bacteriana: é o tipo mais recorrente da doença, principalmente em indivíduos que fazem uso de aparelho ortodôntico. É causada pela formação de placa bacteriana em razão da falta de higiene bucal, sendo uma consequência da gengivite.

Como evitar a hiperplasia gengival?

Com boa empunhadura e cabeça pequena, as escovas TePe são perfeitas para prevenir ou cuidar de bocas com hiperplasia gengival. Após a escovação deve sempre ser realizada a limpeza interdental, com o Mini Flosser da TePe essa função fica cada vez mais fácil.

LEIA TAMBÉM:   Como era o templo Luxor?

O que é hiperplasia gengival?

A hiperplasia gengival é definida como o aumento não inflamatório da gengiva, que pode ser produzido por alguns fatores, que induzem a inflamação local e a replicação celular no tecido. As pseudobolsas formadas escondem debris, a placa bacteriana, e podem predispor ao desenvolvimento de doença periodontal.

Quanto custa para retirar excesso de gengiva?

Comparado a procedimentos estéticos sofisticados com lentes de contato dental, a gengivoplastia é um tratamento com preço bastante em conta. Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00.

O que causa o crescimento da gengiva?

A hiperplasia gengival é um aumento de volume da gengiva devido a alguns fatores como problemas hormonais, uso de alguns medicamentos, problemas genéticos ou a má higiene bucal.

Porque a Fenitoina causa hiperplasia gengival?

A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos principais: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores ( …

Tem como diminuir o tamanho da gengiva?

Gengivoplastia. O dentista remove ou adequa o tecido gengival que não está envolvido com o suporte do dente. É considerado um tratamento apenas estético e, geralmente, o paciente que o realiza não tem periodontite ou outra doença bucal que altere a gengiva. O procedimento pode levar de 15 a 20 minutos.

Porque ocorre a hiperplasia gengival?

Má higienização, principal fator causador . A hiperplasia gengival é um aumento de volume da gengiva devido a alguns fatores como problemas hormonais, uso de alguns medicamentos, problemas genéticos ou a má higiene bucal.

Quais os medicamentos de uso contínuo são clássicos na etiologia da hiperplasia gengival?

Fármacos que particularmente causam hiperplasia gengival incluem: Fenitoína. Ciclosporina. Nifedipina e outros bloqueadores do canal de cálcio.

Qual medicamento pode causar hiperplasia gengival?

Medicamentos que podem estar associados à hiperplasia gengival incluem:

  • Fenitoína (medicamento para prevenir convulsões)
  • Ciclosporina (medicamento usado para reduzir a atividade do sistema imunológico)
  • Bloqueadores dos canais de cálcio (medicamentos usados ​​para controlar doenças cardiovasculares)

O que é hiperplasia gengival medicamentosa?

Resumo- A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores (ciclosporina).

O que é hiperplasia na boca?

A hiperplasia fibrosa inflamatória consiste em uma lesão fibrosa inflamatória de desenvolvimento. É frequente na mucosa bucal em pacientes que fazem o uso de próteses mal adaptadas ou inadequadas1.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a importancia do empreendedorismo para o mercado?

Quais medicamentos podem estar associados a pigmentação da mucosa oral?

Outras drogas causadoras de pigmentação oral incluem a fenolftaleina, o grupo das fenotiazinas e drogas citotóxicas usadas como anti-neoplásicos. A pigmentação da pele perioral (cloasma) e pigmentação intraoral podem ser observadas após a utilização de contraceptivos orais27.

Qual é o medicamento que apresenta efeitos adversos variados sendo que um deles é o aumento de volume gengival?

A fenitoína é o medicamento de primeira escolha para o tratamento de pacientes epilépticos e, em alguns casos de portadores de depressão, devido ao seu favorável custo-benefício. Apesar de ser um fármaco com boas propriedades, apresenta efeitos adversos importantes, sendo um deles o aumento gengival.

Como tirar gengiva de cima do dente?

O periodontista ou cirurgião dentista retira o excesso de gengiva com um laser ou bisturi e, se preciso, faz a correção de outras imperfeições, como gengiva torta, deslocando a gengiva para baixo, para cima ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia. Lembrando que não há cicatrizes e muito menos pontos.

Qual fármaco não pode causar hiperplasia gengival medicamentosa?

Os autores concluíram que a fenitoína associada a outros anticonvulsivantes pode não aumentar a manifestação do crescimento gengival.

Porque a gengiva cobre os dentes?

Pericoronarite é um processo inflamatório em um dente que está parcialmente coberto pela gengiva. Essa condição muitas vezes é causada por má higiene bucal aliada ao dente parcialmente irrompido (quando ainda está dentro do osso), sendo mais comum nos terceiro molares, os famosos dentes sisos.