Como a agua afeta a economia brasileira?

Como a água afeta a economia brasileira?

A crise hídrica vivida no Sudeste brasileiro em 2015 trouxe um retrato de como a água afeta a economia brasileira. Como já destacamos aqui, a Lei nº 9.433/97, a lei das águas, determina que em casos de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.

Qual a importância de economizar água?

A publicação também mostrou que o histórico da evolução dos usos da água está diretamente vinculado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do país. Por isso, é fundamental que a sociedade se conscientize sobre a importância de economizar água e não correr o risco de ficar sem esse recurso tão essencial.

Qual a estimativa para a retirada de água no país?

O estudo ainda mostrou que a demanda por uso de água no país é crescente, com aumento previsto de até 80\% no total retirado de água nos últimos 20 anos. Até 2030, a estimativa é de que a retirada aumente em 30\%.

Quais as indústrias afetadas pela falta de água?

A indústria alimentícia, têxtil e química são as mais afetadas pela falta de água. No final de 2015, muitas fábricas deram férias coletivas, outras, falavam em demissão. O Sudeste é o maior polo industrial do país.

Qual o papel da água para matar a sede?

A água tem papel fundamental não só para matar a sede, mas principalmente, para produzir alimentos e outros confortos da humanidade, tal qual a energia elétrica. A falta de água atinge todos os setores da economia e é capaz de gerar impactos significativos no PIB de um país.

Qual a importância da falta de água no Brasil?

A falta de água atinge todos os setores da economia e é capaz de gerar impactos significativos no PIB de um país. O Brasil ainda possui posição privilegiada quanto à quantidade e qualidade da água.