Índice
Como se faz uma carta de reclamação?
A carta de reclamação possui aspectos semelhantes aos das cartas em geral, mas com forte caráter argumentativo, tendo em vista que busca legitimar sua indignação, e utiliza os operadores argumentativos para isso. Logo, inicia-se com local e data do remetente, seguidos de uma saudação ao leitor.
O que é uma carta de reclamação?
A carta de reclamação é um gênero de texto usado em situações de comunicação, nas quais o cidadão deseja externar alguma injustiça, insatisfação, algo que julgue ser impróprio ou errado; e, ainda, solicitar uma resolução para seu problema.
Como fazer uma carta de reclamação para prefeitura?
Qual é a estrutura do texto?
- Identificação do remetente, como nome completo e endereço;
- Data e local de quando e onde a carta foi escrita;
- Identificação do destinatário, como nome completo/empresa e endereço;
- Assinatura manual;
- Anexos e documentos, caso for colocar alguma prova do ocorrido;
- Texto digitalizado.
Quais são os elementos de uma carta de reclamação?
Essa carta apresenta elementos da estrutura padrão dos gêneros de correspondência, como local, data, destinatário e remetente. Além disso, esse texto apresenta uma linguagem concisa e argumentativa bem como subjetiva, na medida em que expressa e defende uma insatisfação pessoal.
Quais são as principais características das cartas argumentativas de reclamação e de solicitação?
As principais características da carta argumentativa são:
- Persuasão e argumentação.
- Linguagem clara e objetiva.
- Geralmente escrita em 1ª pessoa.
- Presença de destinatário e remetente.
- Uso de pronomes de tratamento.
- Assinatura do escritor (locutor)
Como mandar um E-mail reclamação de um produto?
Sirvo-me da presente para lazer a seguinte reclamação: Em (colocar a data) comprei nesse estabelecimento (colocar a quantidade e o nome do produto), o qual apresentou os seguintes defeitos: (dizer qual foi o defeito ou os defeitos, se tiver mais de um).