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Quais os benefícios da liderança situacional para as empresas?
5 Benefícios da liderança situacional para o sucesso de uma empresa
- 1 – Gestão flexível.
- 2 – Comunicação fluida.
- 3 – Valorização do capital humano.
- 4 – Estímulo para ser um líder completo.
- 5 – Desenvolvimento de confiança na equipe.
Quais os tipos de liderança situacional?
Os diferentes estilos de liderança situacional variam de E1 a E4. A maturidade P2 é mapeada para o estilo de liderança E2. A maturidade P3 é mapeada para o estilo de liderança E3. A maturidade da tarefa P4 é mapeada para o estilo de liderança E4.
Como desenvolver a liderança situacional?
O que o líder situacional deve fazer?
- Conhecer cada pessoa da equipe individualmente;
- Ajustar seu estilo de liderança de forma eficaz e adequada ao nível de maturidade do colaborador ou da equipe;
- Auxiliar no desenvolvimento de sua equipe para que cada um atinja o nível mais alto de maturidade.
Qual a função do líder situacional?
Outro elemento importante da teoria da liderança situacional é o desenvolvimento de competência e comprometimento dos colaboradores. Assim, eles terão uma força motora interna, em vez de depender dos outros para receber apoio e direcionamento. Em outras palavras, o líder situacional adapta-se ao estágio de maturidade atual da equipe.
Quais os elementos chaves do modelo de liderança situacional?
O modelo de liderança situacional considera 3 elementos chaves, sendo eles: estilos de liderança, o nível de prontidão dos subordinados e os modelos de desenvolvimento. Vamos aprender mais sobre cada um deles?
Qual a vantagem da relação com o líder?
A relação é de curto prazo e seu objetivo é completar o projeto no período definido e com alta qualidade. A grande vantagem é que ela evita os problemas da “superliderança” e da “subliderança”. Em outras palavras, quando a atuação do líder é excessiva, os colaboradores sentem-se limitados e acreditam que não existe confiança no seu trabalho.
Como gerenciar o comportamento do líder?
Quer o comportamento do líder seja diretivo, quer seja de apoio, ele deve ser capaz de transmitir sua mensagem adequadamente para, de fato, impactar a equipe. Avançar, a última prática, é gerenciar o desenvolvimento dos colaboradores.