O que sao incentivos fiscais para as industrias?

O que são incentivos fiscais para as indústrias?

Os incentivos fiscais são benefícios relacionados à carga tributária, concedidos pela administração pública para atrair empresas para determinada região ou estado. Tais incentivos podem ter a forma de redução da alíquota de imposto, ou isenção, por exemplo.

Porque os estados oferecem incentivos fiscais às indústrias?

Para atrair investimentos e consequentemente mais riqueza e geração de renda para sua região, vários governos promovem incentivos variados para as empresas. Isso vai desde isenção de impostos e infra-estrutura até a própria construção das instalações da empresa com dinheiro público.

Como os incentivos fiscais são concedidos?

Há mais de 20 anos, os incentivos fiscais são concedidos para encorajar as empresas a se tornarem mais competitivas e os negócios nos setores como o de tecnologia da informação, empresas exportadoras, aeroespacial, agropecuária, infraestrutura, portuárias e outros são beneficiados.

LEIA TAMBÉM:   O que e uma linha de alta tensao?

Quais são os incentivos fiscais regionais?

Tanto os incentivos fiscais regionais, quanto os sociais são vantajosos para as empresas. Desse modo, através dos benefícios fiscais regionais, a companhia pode utilizar o dinheiro, que seria destinado aos tributos, para investir no próprio crescimento. Logo, a ação também beneficia, com geração de emprego, a região em que ela estiver sediada.

Por que os incentivos fiscais são vantajosos?

Seja por incentivo ao desenvolvimento regional ou ao social, o fato é que os incentivos fiscais podem ser bastante vantajosos para ambas as partes. Porém, devido ao não recolhimento desses impostos, é necessário saber se o benefício atingido com a isenção compensa a queda na arrecadação do governo.

Quais são os mecanismos de incentivos fiscais?

De acordo com a legislação vigente no Brasil, os mecanismos de incentivos fiscais atingem, nos três tipos de governo, os seguintes tributos: – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda de Pessoa Jurídica ( IRPJ ), ambos recolhidos para a União;