Índice
O que podemos trabalhar na escola de esporte de aventura?
As modalidades dessas práticas corporais de aventura são diversas: corrida orientada, corrida de aventura, rapel, tirolesa, parkour, skate, patins, dentre outras (BRASIL, 2017). As práticas corporais de aventura têm sido desenvolvidas no contexto escolar com o objetivo de capacitar a prática docente.
Quais eram a concepções da Educação Física advindas das ciências biológicas no Brasil?
Entre essas diferentes concepções pedagógicas pode-se citar: a psicomotricidade; desenvolvimentista; saúde renovada; críticas; e mais recentemente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil., 1997).
Quais habilidades específicas são desenvolvidas com a prática de esportes de aventura?
A prática permite um ganho de força muscular global, e aumento da massa óssea, além do desenvolvimento das habilidades motoras e de coordenação.
Qual a importância de trabalhar esporte de aventura?
Além disso, promove a compreensão de tais aspectos como elementos importantes para a formação humana integral. Portanto, os esportes de aventura proporcionam a criticidade sobre a relação corpo/movimento, corpo/meio ambiente, movimento/sociedade.
Qual a relação entre Educação Física e biologia?
Ao abordar que na biologia já é possível encontrar o entrelaçamento das ações biológicas e os fenômenos sociais, reconhecendo, portanto, a diversidade cultural, sugere que a educação física, em vez de refutar os estudos biológicos, busque novos referenciais nessa área do conhecimento, de modo que possa proporcionar a …
Quais são as abordagens da Educação Física?
Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico- Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde.