Qual a causa da meningocele?

Qual a causa da meningocele?

A meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se projetam para dentro do saco. Neste caso, a lesão é geralmente coberta pela pele. A lipomielomeningocele é um tipo de espinha bífida em que a medula espinal no saco é coberta por gordura e pele.

O que a mielomeningocele pode causar?

Na maioria dos casos, a mielomeningocele vem acompanhada de outras patologias, sendo as mais frequentes a hidrocefalia, o pé torto congênito e a malformação de Chiari. A doença pode levar a criança a ter déficit de aprendizado, dificuldade ou mesmo impossibilidade de caminhar e incontinência urinária.

Quais são as complicações que os pacientes com mielomeningocele podem apresentar?

Outras complicações Dificuldade de aprendizagem, déficit de atenção, problemas com a linguagem e dificuldades para ler e fazer contas também podem ocorrer em crianças com mielomeningocele. Além disso, pode haver problemas de pele, infecções do trato urinário, distúrbios gastrointestinais e até mesmo depressão.

LEIA TAMBÉM:   Qual o melhor jeito de comprar um terreno?

Qual a causa da espinha bífida?

As causas da espinha bífida ainda não estão completamente esclarecidas. Sabe-se que essa malformação da medula espinhal ocorre entre a terceira e a quarta semana de gestação, em virtude do não fechamento do tubo neural. O tubo neural é um estágio inicial no desenvolvimento do sistema nervoso central.

Qual o tratamento para meningocele?

Já a meningocele e a mielomeningocele (Figura) precisam ser tratadas rapidamente, logo nos primeiros dias após o nascimento. O tratamento consiste em cirurgia para fechamento dos tecidos que estão abertos numa tentativa de restabelecer a proteção aos tecidos nervosos.

Quais os tipos de meningocele?

De acordo com as características observadas pelo médico, a espinha bífida pode ser classificada em alguns tipos, sendo os principais:

  1. Espinha bífida oculta.
  2. Espinha bífida cística.

Como acontece a mielomeningocele?

A mielomeningocele (MMC) é uma malformação embrionária do sistema nervoso central que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação decorrente de uma falha no processo de neurulação primária que é processo normal de fechamento do tubo neural.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se o filho e seu sem o DNA?

Quem tem um filho com mielomeningocele pode ter?

Há pacientes que tem uma meningocele menor, ou mais baixa, e que podem ter função reprodutiva normal. Outros, podem precisar de métodos de inseminação artificial para ajudar na fecundação. Quanto a gravidez, a princípio, não há impedimento, mas cada caso deve ser analisado individualmente com seu médico.

Quais as principais deformidades encontradas no portador de mielomeningocele Por quê?

A sede mais frequente da mielomeningocele é a região lombar as quais resultam em paralisia flácida, diminuição da força muscular, diminuição dos reflexos tendíneos, deformidades de origem paralítica e congênita.

Quem tem mielomeningocele pode andar?

Crianças e adolescentes com mielomeningocele podem apresentar dificuldades motoras ou para ficar em pé e caminhar porque perdem os movimentos dos músculos que ficam abaixo da lesão. Para o tratamento, algumas vezes, são utilizadas órteses para auxiliar a reabilitação.